Mesmo com as chuvas bem distribuídas e com o volume dentro do esperado, O rio Negro, em Mafra, no Planalto Norte do Estado, voltou a subir no último fim de semana. Apesar de não estar mais chovendo, o nível continua crescendo cerca de três centímetros por hora. Nesta segunda-feira, chegou a pouco mais de cinco metros de altura.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil do município está em estado de alerta e fazendo monitoramento constante das águas. Se alcançar os sete metros, famílias serão retiradas das áreas de risco.

Durante a enchente que ocorreu no início de junho, a Vila Argentina foi a primeira localidade a ser atingida. Já na enchente que assolou o município no ano passado, a Vila Solidariedade foi a primeira a ser coberta pelas águas. Pelo menos 17 famílias permanecem no abrigo da cidade.

A situação das outras cidades do Planalto Norte atingidas pela enchente no início do mês está normalizando. Em Porto União, o rio Iguaçu estava próximo dos cinco metros de altura nesta segunda-feira. As cerca de 50 famílias que ainda estão nos abrigos devem retornar para casa até o final da semana, segundo expectativa da Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Em Canoinhas, os rios estão na faixa dos 4,9 metros de altura. As quatro famílias que permanecem no abrigo devem voltar para casa nesta terça-feira. Uma empresa foi contratada pela Prefeitura para fazer a limpeza das ruas e recolher os entulhos que acumularam por conta dos estragos. A Defesa Civil está avaliando as casas atingidas.

Pelo menos 15 casas devem ser construídas com recursos da Prefeitura e mais 10 por meio da Defesa Civil do Estado. As moradias serão doadas para famílias que estão vivendo em locais de risco.

Em Três Barras, onde 700 pessoas ficaram desabrigadas e 550 desalojadas, não há mais abrigos. Os rios já voltaram ao leito e não alteraram com as chuvas do último fim de semana. A Defesa Civil começa a avaliar as casas danificadas e a fazer a limpeza das estradas.

Continua depois da publicidade

Confira imagens dos estragos causados pelas chuvas no início do mês: