O Rio Negro que passa pelo município de Mafra, no Planalto Norte de Santa Cataria, voltou a subir com as chuvas que iniciaram no fim da semana. Até a tarde deste sábado o rio havia chegado em 3,77 metros, sendo que o nível de atenção é acima de cinco metros.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, não há sinal de alagamento, mas a Defesa Civil está em alerta. Pelo menos 17 famílias permanecem no abrigo desde as chuvas que afetaram a região no início do mês. Parte da cidade ficou sem energia elétrica neste sábado.

:: Veja as orientações da Defesa Civil sobre o que fazer após inundações ::

Em Porto União, o rio Iguaçu subiu apenas cinco centímetros e alcançou os 6,27 metros. Como havia previsão de chuva para o fim de semana, a Defesa Civil orientou a saída de algumas famílias das casas localizadas em área de risco. Porém, a chuva foi bem distribuída e não há previsão de alagamentos.

Continua depois da publicidade

Em Canoinhas os moradores que já sofreram com as chuvas no início do mês podem ficar tranquilos. Apesar da precipitação, os rios que cortam a cidade voltaram para o leito e se mantêm em 4,90 metros. O nível de alerta na cidade é de 5,30 metros. A estimativa é de que as 46 famílias que ainda permanecem em abrigo retornem para casa até segunda-feira.

Em Rio Negrinho, primeira cidade onde os rios baixaram após chuvas no início de junho, também não há preocupação com o rio, pois chuvas foram bem distribuídas.

Confira imagens dos estragos causados pelas chuvas no início do mês: