Após receber a carta comunicando o Brexit, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, lamentou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e reiterou que o bloco atuará de forma coesa nas negociações para concretizar o divórcio. Tusk afirmou que os 27 países da UE já estão sentindo “muito a falta” dos britânicos.

Continua depois da publicidade

— Já sentimos muito a falta — afirmou Tusk, por sua vez, aos jornalistas, depois de receber a notificação oficial de Londres para o início do processo de saída da UE. — Não há razões para fingir que este é um dia feliz, nem em Bruxelas nem em Londres — acrescentou.

Leia mais

Reino Unido entrega carta do Brexit à União Europeia

Após notificar Brexit, May pede unidade aos britânicos

Continua depois da publicidade

Veja as etapas para a saída do Reino Unido da União Europeia

Os 27 países que compõem a UE se reunirão no dia 29 de abril, em Bruxelas, para definir as grandes linhas de negociação para o Brexit.

“Lamentamos que o Reino Unido vá abandonar a União Europeia, mas estamos prontos para o processo que a partir de agora devemos seguir”, disse Tusk, em seguida, em um documento redigido em nome dos 27 dirigentes europeus.

A Alemanha, por sua vez, declarou que o Reino Unido continua sendo um sócio para a Europa e a Otan.

— Não devemos esquecer que o Reino Unido continua sendo um partidário da Otan e da Europa — enfatizou Ulrike Demmer, porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel.

Em seu discurso ao Parlamento depois de iniciado processo de ruptura, a primeira-ministra Theresa May pediu unidade ao povo britânico.

Continua depois da publicidade

— Chegou o momento de nos unirmos e de trabalharmos juntos para conseguir o melhor acordo — afirmou May.

A declaração ocorreu minutos depois que Tusk recebeu, na capital belga, a carta britânica notificando oficialmente a saída do Reino Unido do bloco europeu.

Leia as últimas notícias de Mundo

*AFP