A primeira-ministra Theresa May pediu, nesta quarta-feira, unidade ao povo britânico pouco depois de iniciar a ruptura com a União Europeia que, segundo ela, não tem volta. O pronunciamento ocorreu no Parlamento do Reino Unido.
Continua depois da publicidade
— Chegou o momento de nos unirmos e de trabalharmos juntos para conseguir o melhor acordo — afirmou May.
A declaração foi feita minutos depois que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, recebeu em Bruxelas a carta britânica notificando oficialmente a saída do Reino Unido do bloco europeu.
— Não haverá volta — enfatizou May.
Leia mais
Continua depois da publicidade
Reino Unido entrega carta do Brexit à União Europeia
Veja as etapas para a saída do Reino Unido da União Europeia
Minutos depois da entrega, Theresa May anunciou no Parlamento britânico o início do processo de divórcio com a UE. Em seguida, a primeira reação do lado europeu virá com uma declaração ante a imprensa do presidente do Conselho Europeu em Bruxelas.
A partir de agora, começam dois anos de negociações que podem completar a saída do Reino Unido em 2019 — a primeira de um Estado membro na história da União Europeia —, seguindo a decisão tomada pela maioria dos britânicos em referendo realizado em junho de 2016.
A ativação do Artigo 50 do Tratado de Lisboa por parte de Londres, no entanto, deverá testar a resistência das instituições europeias e britânicas. Durante as negociações, o Reino Unido pode ficar sem a Escócia e a Irlanda do Norte, caso o descontentamento dos países com o Brexit resulte em independência. As negociações em si começarão entre o fim de maio e o início de junho, e o primeiro “cara a cara” entre May e os líderes dos 27 está marcado para 22 de junho.
Leia as últimas notícias de Mundo
*AFP