As chuvas que causaram o alagamento de vários pontos da cidade entre a noite de terça-feira e quarta-feira, também afetaram o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, prédio localizado na esquina da rua Dona Francisca com a avenida Dr. Albano Schulz. O museu estará fechado nesta quarta e quinta-feira para limpeza. A água invadiu o auditório e será necessário bombeamento para a retirada. Nas demais áreas, entrou 20 centímetros de água, mas sem perda de material.
Continua depois da publicidade
O local já foi interditado em outros momentos. A última vez foi em 2015, quando as marcas nas paredes indicaram que a água havia subido 55 centímetros. Na época, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitou uma série de ações.
A recomendação do Iphan era que o museu mudasse imediatamente suas atividades e seu acervo para outra estrutura, condição que foi negociada pela Fundação Cultural desde que fossem providenciados um estudo de drenagem e um projeto de construção de novo prédio para acondicionar a reserva técnica. O local, sofre com as ações da chuva e do pico de maré desde que foi inaugurado, em 1972.
Leia mais:
Bairros das regiões Norte, Oeste e Central foram as mais afetadas em Joinville
Continua depois da publicidade
Joinville registra 23 casos de deslizamentos
Águas de Joinville oferece desconto para famílias atingidas por alagamentos
Confira os serviços impactados em Joinville por causa do volume de chuvas