No próximo domingo, dia 21 de outubro, das 11 às 18 horas, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), vai realizar o Festival do Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), evento que visa promover a integração dos diferentes grupos coletivos e associações da cidade, com a comunidade em geral.

Continua depois da publicidade

Durante todo o dia, o público poderá conhecer mais sobre as culturas dos imigrantes italianos, haitianos, japoneses, árabes, senegaleses, franceses e alemães, participando de atividades que envolverão música, dança, teatro, cinema, artesanato e gastronomia.

— O Festival do MNIC vai fazer a aproximação do museu e das suas atividades com o tema imigração. Será uma nova experiência para o público que poderá entender a imigração não como um fenômeno que aconteceu apenas no século XIX, com a vinda dos europeus, mas como um processo recorrente —explica a coordenadora do Museu Nacional da Imigração e Colonização, Renata Cittadin.

As atrações do festival acontecem nos jardins e no auditório do museu (rua Rio Branco, 229, Centro), bem como na extensão da rua Rio Branco, em frente ao MNIC. As atividades apresentadas foram propostas pelos próprios grupos e vão representar traços da cultura de cada etnia.

Além da abrangência cultural, o Festival do Museu é uma forma de aproximar o público do museu, enquanto ele passa por reformas.

Continua depois da publicidade

— O Museu Nacional da Imigração e Colonização é muito querido pelo público e pela cidade. Neste momento em que a atividade expositiva está suspensa por conta das obras, o festival é uma forma de o espaço estar aberto e partilhando essas vivências com a comunidade — completa Renata.

A entrada no Festival do Museu e a participação nas atividades (oficinas, minicursos e sessões de curtas-metragens) são gratuitas. Na área de gastronomia, haverá comercialização de pratos típicos e na feira da cultura e arte negra, venda de artesanato e acessórios. Em caso de chuva, o evento poderá ser cancelado.

O Museu Nacional da Imigração e da Colonização está fechado para visitação desde fevereiro e aguarda pela captação de recursos via Lei Rouanet para o restauro da casa-sede.

Programação das apresentações no palco:

11h – Abertura – Poemas – Nerlie Michaud

11h15 – Poemas e apresentação musical – Associação de Imigrantes Haitianos de Joinville

11h40 – Poemas e apresentação musical – Movimento Negro Maria Laura – Fundação Padre Luiz Fachini

Continua depois da publicidade

12h – Apresentação musical – Joinville Quartett

12h45 – Apresentações Tai Chi Chuan, Tai Chi Espada e Tai-Chi Sabre – WuChi Escola de Tai Chi

13h30 – Peça teatral Feu de magicriture em une saison de crise – Aliança Francesa de Joinville

14h – Apresentação musical – Coral Ítalo-brasileiro do Circolo Italiano de Joinville

14h30 – Apresentação Shyudaiko – Aliança Cultural Brasil-Japão de Joinville

15h – Apresentação musical – Bandoneonistas de Joinville

15h30 – Apresentação de dança – Grupo Folclórico Germânico Oldenburg

16h – Apresentação de Maracatu / Baque Mulher Joinville

16h30 – Poemas, apresentações de música e dança – Projeto Imigrante Cidadão – Católica de Santa Catarina / Adipros

17h15 – Apresentação de dança – K-POP – Kyanite e Crossing Hearthstone

18h – Cortejo – Afoxé Omilodê – Casa Vó Joaquina