Pela primeira vez na história da competição, o Jet Waves World Championship (campeonato de manobras com jet ski nas ondas) terminou com dois brasileiros entre os cinco melhores pilotos. O gaúcho Tiago Geitens e o baiano Bruno Jacob conquistaram a quarta e a quinta colocação, respectivamente, na 14ª edição do campeonato, que terminou neste domingo em Balneário Piçarras.

Continua depois da publicidade

Mas o grande vencedor do mundial foi o francês Pierre Maixent, que já vinha despontando na liderança e com isso conquistou seu hexacampeonato no Jet Waves. Completaram o pódio o norte americano Zack Bright e o sul africano Jack Montadon, em segundo e terceiro lugar.

Confira as fotos do primeiro dia da etapa brasileira

O mar não estava para peixe neste último dia de competição. O repuxo e as ondas entre meio metro e um metro fizeram os pilotos suarem a camisa para conseguir boas notas. Mesmo assim, Pierre Maixent se superou e abocanhou também o título Best Jump (melhor salto).

Com a manobra back flip super man (um salto invertido de ponta cabeça, no qual o piloto se estica como o super homem), ele conquistou os jurados e tirou aplausos do público, que aproveitou o domingo ensolarado para comparecer em peso à Praia Norte de Piçarras.

Continua depois da publicidade

Alessander Lenzi surpreende mais uma vez

O piloto de Jaraguá do Sul Alessander Lenzi não competiu em todas as fases, mas apareceu e fez bonito. Ele não só participou da última etapa do Jet Waves como levou o título de campeão do jet ski nas ondas de Piçarras. Pierre Maixent ficou com o segundo lugar da etapa e Tiago Geitens com o terceiro.

Essa é a quarta vez que Lenzi passa o francês para trás numa das fases da competição. Em 2005 eles foram primeiro e segundo colocados na etapa de Portugal e em 2009 e 2010, dividiram o pódio em Piçarras.

O 14º Jet Waves World Championship teve a primeira etapa de 25 a 27 de maio, em Sintra, Portugal e a segunda nos dias 2 e 3 de junho, em Montalivet, França. A penúltima etapa da competição foi realizada de 7 a 9 de setembro, em Pacific City, no Oregon (EUA).

Na categoria amador, os argentinos levaram a melhor. Herman Molina levou o título nacional, seguido do conterrâneo Martin Gato. Em terceiro lugar ficou o brasileiro Everardo Souza. Essa categoria não soma pontos para o mundial.

Continua depois da publicidade