Nem o céu completamente nublado atrapalhou a festa da etapa final do 14º Jet Waves World Championship (campeonato de manobras com jet ski nas ondas), disputada em Balneário Piçarras. Dezenas de pessoas compareceram à Praia Norte para conferir e aplaudir as primeiras manobras nesta sexta-feira. A competição segue até domingo, quando será conhecido o campeão do mundial.

Continua depois da publicidade

Até domingo serão 40 baterias e a disputa promete ser emocionante. O francês Pierre Maixent, que tenta a conquista do pentacampeonato, está na frente. Mas todos os cinco primeiros colocados têm chances de conquistar o título, já que é pequena a diferença na pontuação. Entre eles está o brasileiro Tiago Geitens, em quarto lugar na classificação geral.

Confira as fotos do primeiro dia da etapa brasileira

Nesta sexta, durante os treinos livres, o gaúcho aproveitou para fazer os últimos ajustes em seu jet ski. Confiante de que tem chances de vencer o mundial pelo segundo ano consecutivo, ele contou sua tática.

– A estratégia é não morrer e tentar matar – brincou.

Continua depois da publicidade

Geitens explicou que a etapa de Portugal foi a melhor para sua performance. Como ele usa um jet ski todo original, ondas médias e grandes favorecem seu desempenho, o que não ocorre em Piçarras.

Mesmo assim, ele conta com manobras das quais é especialista para conseguir bons pontos, como o “tunô one hand one foot”, um giro lateral com apenas uma das mãos e um dos pés.

Além disso, Geitens deve dar tudo de si nesse que será seu último Jet Waves. Aos 24 anos e sem tempo para os treinos, o piloto afirmou que vai parar no ano que vem.

– Você tem que ter tempo para treinar manobras novas para ter a chance de ganhar. Estou estudando Administração em Porto Alegre e trabalhando numa empresa. Pode ser que eu apareça para uma ou outra etapa, mas não para competir no torneio inteiro – explica.

Continua depois da publicidade

Torcida tieta piloto brasileiro

Enquanto os motores ferviam na areia da Praia Norte, com as saídas e chegadas dos pilotos do mar, o olhar de Gabriel Alves de Lima, 11 anos, estava focado nas ondas. O pequeno morador de Piçarras procurava pelo grande ídolo: Alessander Lenzi, catarinense de Jaraguá do Sul e vencedor da etapa brasileira do Jet Waves em 2010.

Lenzi não está concorrendo na classificação geral, mas a expectativa era grande ontem para que ele aparecesse para disputar e, quem sabe, até vencer a etapa brasileira. Até a tarde de ontem, durante os treinos livres, Lenzi ainda não havia aparecido. Mas Gabriel não ficou decepcionado.

Ciente de que o ídolo não disputa o campeonato, permaneceu na torcida pela vitória de Tiago Geitens. Vestido com uma camiseta com o nome do piloto, ele correu até a beira do mar quando Geitens saída da água para tirar uma foto.

Essa é a terceira vez que Gabriel, que nunca andou de jet ski, acompanha a competição ao vivo. Apesar de não ter familiaridade com a modalidade, o garoto conta que pretende ser bombeiro para trabalhar em campeonatos como o Jet Waves.

Continua depois da publicidade

Disputa fica mais acirrada neste fim de semana

Neste sábado, serão disputadas as oitavas de finais. A competição das quartas, semifinais e final serão no domingo. A movimentação na Praia Norte começará logo cedo, às 9h30min, com a reunião dos pilotos. A partir das 10h eles disputam a etapa classificatória.

Durante as baterias, cinco juízes avaliam os pilotos com notas de um a 10. Eles precisam saltar e surfar nas ondas com o jet ski. A disputa das oitavas de final deve iniciar às 14h. Por volta das 15h30min os atletas competem no Best Jump (melhor salto).

A programação do Jet Waves continua à noite com um show no canal de Piçarras e a festa oficial do evento, a partir das 23h, no Bali Hai, com a escolha da Garota Jet Waves.

Domingo, a reunião com os pilotos será às 10h e meia hora depois começa a disputa das quartas de finais. As semifinais devem começar às 11h30min e às 13h30min ocorre a final do Best Jump. A disputa do terceiro lugar está prevista para as 14h30min e a decisão do título ocorre às 15h30min, seguida da premiação.

Continua depois da publicidade

O 14º Jet Waves World Championship teve a primeira etapa de 25 a 27 de maio, em Sintra, Portugal e a segunda nos dias 2 e 3 de junho, em Montalivet, França. A penúltima etapa da competição foi realizada de 7 a 9 de setembro, em Pacific City, no Oregon (EUA).