Reforçada pelos últimos desdobramentos da Operação Lava Jato, a manifestação deste domingo levou milhares de pessoas às ruas em Balneário Camboriú. Com bandeiras, faixas e cartazes, o público demonstrou apoio ao juiz Sérgio Moro e pediu o fim da corrupção no país. A organização informou que aproximadamente 50 mil pessoas participaram do evento, já a Polícia Militar disse que foram 31,2 mil.
Continua depois da publicidade
O grupo partiu da Praça Almirante Tamandaré, por volta das 16h, entoando palavras de ordem contra a corrupção e o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Maior do que o último protesto em agosto do ano passado, a manifestação também teve um tom diferente:
– Viemos hoje demonstrar a nossa indignação. Independente de partido, acho que é hora de mudança. Este protesto está maior e acho que é resultado das últimas ações da Justiça, que deram mais força e esperança de que o país pode mudar – afirma o advogado, Olimpierri Mallmann, que participou do protesto usando um nariz de palhaço.
Os reflexos da Lava Jato apareceram ainda através de bonecos do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva vestido de presidiário e nas mais diversas faixas que pediam o impeachment da presidente – muitas delas também em apoio à Polícia Federal. Até quem nunca tinha participado de uma manifestação decidiu sair de casa neste domingo, como o casal Egídio Lisboa Lourenço e Tetê Lourenço.
Continua depois da publicidade
– Tínhamos medo de vir antes, mas hoje nos animamos a colaborar com a manifestação e mostrar nossa insatisfação. Esperamos que tudo isso resulte em algo proveitoso para o país – diz Egídio.
A farmacêutica Andreza Rosini carregou um cartaz de apoio a Sérgio Moro durante todo protesto. Ela conta que já se manifestou antes e fez questão de participar novamente.
– Estamos lutando contra o PT e contra todas as pessoas corruptas que estão acabando com o nosso país. Acho que essa manifestação é muito importante por tudo que está acontecendo, o povo quer o fim da corrupção e que se faça justiça.
Continua depois da publicidade
Juntaram-se à multidão que caminhou pelas avenidas Brasil e Atlântica lideranças políticas, entidades de classe e sociais. Alguns lojistas fecharam seus comércios durante o protesto. Grupos de maçonaria e de advogados marcaram presença com cartazes e faixas.
Pela manhã, uma carreata reuniu cerca de 100 motocicletas, 50 bicicletas e alguns veículos para protestar pela cidade.
Manifestantes de Itajaí fazem carreata até Balneário Camboriú
Em Itajaí, dezenas de pessoas se reuniram em frente à prefeitura para sair em carreata até Balneário Camboriú. O grupo se vestiu de verde e amarelo e carregava bandeiras e cartazes contra o governo Dilma, o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores. A faixa colocada no carro de som que puxou a passeata dava apoio para a Operação Lava Jato. O grupo ainda lembrou das ações do Gaeco contra a corrupção na cidade.
Continua depois da publicidade
– Acredito que essa mobilização serve para criar uma consciência política. Para que as pessoas não se esqueçam em quem votaram e fiscalizem quem nos representa, não podemos ficar reféns. Temos que nos unir para resgatar o Brasil – avalia a servidora pública aposentada Nara Lúcia Souza da Silva.
Usando uma peruca e com o rosto pintado, a médica Paloma Meireles Escouto disse que protesta contra a corrupção, pelo impeachment da presidente Dilma e em apoio ao juiz Sérgio Moro.
– Não sou partidária, sou a favor do povo. Estava sempre indignada com a impunidade no país e hoje resolvi protestar – comenta.
Continua depois da publicidade
No município, a PM informou que 1,2 mil pessoas se reuniram. Itapema também recebeu manifestações neste domingo na Praça da Paz – conforme a polícia, o público chegou a 1,5 mil.