O primeiro alerta foi dado na quinta-feira às Defesas Civis municipais. De início, previam-se fortes chuvas e a expectativa era de que se concentrassem na divisa com o Paraná e se espalhassem pelo Norte do Estado rumo ao Litoral. Sábado à noite, as chuvas se intensificaram.

Continua depois da publicidade

Ao observar as imagens do satélite, é possível perceber como a nebulosidade que parecia se afastar no sábado à noite retornou com mais força na madrugada de domingo e tomou todo o território catarinense.

Leia também

:: Litoral Norte deve ter bom tempo nesta terça-feira

Continua depois da publicidade

:: Blumenau viveu enchente de médio porte, avalia Defesa do Cidadão

:: Em Joinville, Central Solidária começa a receber doações para vítimas

O secretário de Defesa Civil do Estado, Rodrigo Moratelli, admite que a concentração de chuvas num espaço de tempo tão curto dificultou o alerta e o atendimento às famílias atingidas do Planalto Norte e do Vale do Itajaí no fim de semana.

– A frente fria recuou e trouxe a chuva do Paraná mais para a divisa. O evento foi muito rápido. Quando ocorre com tal intensidade, a tendência de perder o tempo de atendimento é mais rápida que a velocidade do evento – diz Moratelli.

Corupá registrou os maiores volumes de chuva nos últimos quatro dias

Foto: Germano Rorato, Agência RBS

Como agravante, o ápice do fenômeno ocorreu entre o final da noite de sábado e início da manhã de domingo, período de repouso das famílias.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil afirma ter encontrado ainda a resistência de alguns moradores no Planalto Norte. A morte de um homem de 56 anos foi confirmada ontem à noite, possivelmente por afogamento. Segundo a Defesa Civil, ele chegou a ser retirado de casa, mas retornou por conta própria.

:: Fotos: as áreas atingidas pela chuva no último fim de semana

Conforme relatório, 29 municípios foram atingidos. Rio Negrinho e Guaramirim decretaram calamidade pública. Outros 13, situação de emergência. Os dois últimos foram Balneário Barra do Sul e Dona Emma, ontem à noite.

No Planalto Norte, praticamente todos os municípios foram acometidos por enxurradas seguidas de inundações, devido à dificuldade de escoar as águas que desciam das bacias. Entre os quase 20 mil moradores afetados, um dos casos mais graves é o de menino de oito anos de Guaramirim, que permanece em estado grave após um deslizamento de terra.

Continua depois da publicidade

Segundo Moratelli, o número de decretos não deve aumentar, mas preocupa o pico da maré no Litoral. Nos bairros mais baixos de Itajaí, a água que desce do Vale represou. A previsão para a semana é de tempo bom.

:: Bombeiros sobrevoam Bacia do Rio Itapocu, no domingo:

Helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros sobrevoa área alagada da Bacia do Rio Itapocu

Municípios tiveram aulas canceladas

Por causa das fortes chuvas do fim de semana, centenas de alunos da rede pública estadual ainda estarão sem aulas. As cidades de Rio Negrinho, Mafra, Papanduva e Monte Castelo estão com as aulas suspensas por tempo indeterminado. Taió, Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Timbó e Doutor Pedrinho também não terão aula nesta terça-feira.

Os municípios de Massaranduba, Schroeder, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves, Pomerode, Salete, Rio do Campo, Santa Terezinha, Mirim Doce, Pouso Redondo, Rodeio, Ascura, Benedito Novo, Itaiópolis, Campo Alegre e São Bento do Sul voltam às atividades normais a partir desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Algumas unidades escolares foram interditadas por causa de alagamentos e outras estão sendo usadas como abrigos para as famílias que precisaram deixar suas casas. Um novo calendário escolar será feito pelas escolas junto à Gerência Regional de Educação.