Vitrines decoradas, anúncio de promoções e descontos especiais. O movimento do comércio no Centro de Joinville parece ter aumentado nos últimos dias. E a motivação não se limita ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo. A mudança climática também é fator determinante.

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Apesar disso, uma pesquisa aponta que os joinvilenses devem gastar menos na hora de presentear as mães neste ano. A expectativa de gasto médio, segundo pesquisa da Fecomércio, é de R$143,36. Ano passado foi de R$157,08.

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Quem confirma que o frio ajuda nas vendas são os próprios lojistas da cidade. Há quem discorde que este ano as vendas diminuam.

– Eu acho que o movimento tá bom esse ano, tá melhor que ano passado. O ramo de vestuário depende muito da estação. O ano passado foi um ano muito quente, esse ano já entrou com esse frio aí, que aqueceu as vendas – disse Edemar Minatto, proprietário de uma loja da área central da cidade. Nas suas contas, as vendas aumentaram em 40% em relação a 2015.

Joinvilenses tiram os casacos do armário no primeiro dia de frio

Kely Cristina da Costa, gerente de uma loja na rua do Príncipe informou que as vendas aumentaram na última semana, mas não acredita que o movimento esteja maior do que ano passado. Apostando no frio, a sua loja aproveitou para montar um kit promocional com bota, jaqueta e meia.

Quem optou por presentear a mãe com uma bota foi a adolescente Maria Eduarda, que caminhava pelo Centro da cidade segurando uma bolsa ao lado da mãe na tarde desta quinta-feira.

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– Tá tudo caro. Hoje tá complicado – disse a mãe de Maria Eduarda, Nelma Goulart Vieira, que é quem paga seu próprio presente junto com o marido, hábito comum quando os filhos não trabalham e ainda não têm seu próprio dinheiro.

Catarinense pretende gastar menos nos presentes para Dia das Mães

Quem já tinha associado o aumento no movimento do comércio devido à mudança climática foi o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Luiz Kunde.

– No calor, você ia comprar o quê? De repente vem o frio e abençoa todo mundo. Foi um negócio impressionante o que os restaurantes venderam este fim de semana. O bom humor é fundamental para o desempenho da economia – disse Kunde. Ele acredita que o número de presentes comprados deve diminuir em relação ao ano passado, mas o valor pago deve ser mais alto. Para ele, a crise fez com que as pessoas gastassem menos em produtos de alto valor.

Loetz: Kunde renuncia à presidência e diz que vai se afastar da CDL

– Não tem um dado real, mas existe um capital latente que é o dinheiro que as pessoas estão deixando de usar para comprar. A inadimplência vem diminuindo, quem não perdeu o emprego, tem dívida menor. Sobra um pouco mais de dinheiro, para coisas que satisfazem: uma refeição especial, por exemplo – disse Kunde, que acredita que quem vai comprar o presente para a mãe, acaba comprando pra si mesmo também.

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A CDL não realizou nenhuma promoção especial de Dia das Mães, mas houve uma campanha de conscientização dos lojistas para que adotassem uma postura de oferecer o produto ideal para a mulher. No sábado, as lojas ficam abertas até 18 horas.

O Joinville Garten Shopping promove a campanha “Eu Like Minha Mãe”. Os consumidores serão presenteados com produtos da marca francesa L?Occitane au Brésil. Para participar, é só trocar R$300 em notas fiscais de compras das lojas participantes. Com o tema “O Dia das Mães pode ser hoje”, o Shopping Mueller realiza a campanha que tem como prêmio um Citroën Aircross. Para concorrer ao carro, basta acumular R$200 em compras no mix de lojas do Mueller entre os dias 28 de abril e 18 de maio. As notas fiscais devem ser cadastradas no sistema de autoatendimento, localizado no terceiro piso.

Pesquisa aponta queda na expectativa do gasto médio dos joinvilense

Segundo pesquisa realizada em abril, os joinvilenses devem gastar menos na hora de presentear as mães no próximo domingo. A expectativa de gasto médio é de R$143,36, ano passado foi de R$157,08. O levantamento foi realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC).

A pesquisa aponta que a queda da expectativa do gasto está fortemente vinculada à situação econômica brasileira, com inflação elevada, queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda real. O levantamento indica que 43% das famílias entrevistadas declararam estar em situação pior do que a do mesmo período do ano anterior, 32,1% apontaram que sua situação permaneceu igual e 24,8% afirmaram que estão em melhor situação.

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A amostra foi de 2.116 pessoas entrevistadas, entre 5 e 9 de abril em sete cidades de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.