Muito utilizada por quem se desloca entre os municípios de Blumenau, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Joinville, a SC-108 – também conhecida como Rodovia do Arroz –merece atenção redobrada dos motoristas, especialmente à noite e em dias chuvosos. Em vários trechos da estrada, a sinalização é deficiente.
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A reportagem de ‘A Notícia’ percorreu o trecho mais movimentado da rodovia, entre Joinville e Guaramirim, até o limite com o município de Massaranduba. Em aproximadamente 50 km de extensão, o que se viu foram faixas brancas e amarelas que orientam o motorista na pista com as cores desbotadas ou quase apagadas em diferentes pontos.
No km 26, em Guaramirim, os motoristas se deparam com um obstáculo perigoso: o desgaste do asfalto da pista junto à linha férrea. Em outro ponto, no km 10, em Joinville, a mesma placa sinaliza uma curva para a direita e outra para a esquerda, após pichação.
Placas escondidas pela vegetação ou cobertas pela poeira são outras evidências da necessidade de serviços de manutenção na rodovia. A boa notícia é que pelo menos os buracos que causavam transtornos e aumentavam o perigo da rodovia meses atrás foram resolvidos com a Operação Tapa-buraco, melhorando as condições de tráfego na pista.
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Estão previstas obras de manutenção na via para o mês que vem, informam o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e as agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville e de Jaraguá do Sul.
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Roçada
Os serviços de tapa-buraco e de roçada são de responsabilidade das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville e de Jaraguá do Sul (que cuida dos trechos Guaramirim-Massaranduba e Guaramirim-Joinville). O secretário Leonel Floriani, de Jaraguá do Sul, diz que a última roçada aconteceu há menos de 40 dias e está sendo retomada neste mês, tendo como prioridade o trevo de Massaranduba.
A próxima será realizada antes do inverno. O Deinfra disponibilizou R$ 265 mil para nova licitação que será lançada ainda em abril, explica Floriani. – No final do ano, priorizei a manutenção asfáltica, pois, com as chuvas, os buracos eram frequentes. E, quando a manutenção está ruim, aumenta o número de acidentes – afirma.
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Sinalização
Responsável pela sinalização das rodovias, o Deinfra firmou o compromisso de instalar duas lombadas físicas na SC-108, atendendo a pedidos da comunidade. As placas, inclusive, já estão fixadas às margens da rodovia – a sinalização é obrigatória três meses antes da instalação da lombada -, mas quem passa por esses pontos não encontra nenhuma lombada.
Já a fiscalização por meio de lombada eletrônica depende de licitação, que não pode ser realizada em todo o Estado por entraves na Justiça, diz o órgão.
O superintendente regional Norte do Deinfra, Ademir Machado, informa que a instalação das lombadas físicas será a principal melhoria na SC-108 neste ano. Ele admite que há pontos críticos na sinalização e tem a expectativa de liberação de recursos para manutenção até o mês que vem. A última ação foi realizada em agosto do ano passado.
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– Não há um planejamento de manutenção. É feito aquilo que é mais urgente. Nossa prioridade foi a Serra Dona Francisca, pois, com chuva e à noite, o perigo ali é muito maior – acrescentou.
Licitação em maio
No trecho de Joinville, a licitação para iniciar a roçada acontecerá em maio, informou o gerente de Convênios, Contratos e Licitações da ADR de Joinville, Afonso João Ramos. Em geral, são quatro no ano. Os cerca de R$ 250 mil liberados em outubro para manutenção dos 150 km de rodovias que estão sob os cuidados da ADR de Joinville foram utilizados principalmente em operações tapa-buraco, diz Ramos.