Crianças brincando e carros passando em alta velocidade são cenas que não combinam. Principalmente se o espaço compartilhado ainda não tem iluminação adequada, acostamento ou ciclovia. É esse o cenário em alguns trechos da Rodovia do Arroz (SC-108), que faz ligação com o recém-inaugurado binário do bairro Vila Nova, na zona Oeste de Joinville.

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Uma família de moradores da rua Catharina Baumer chegou a instalar por contra própria uma placa pedindo cuidado com as crianças, na esquina com a Rodovia do Arroz, uma quadra distante do novo binário.

Não houve tragédias recentes, mas a preocupação da comunidade é evitar a primeira vez. Como ainda há dezenas de apartamentos a serem ocupados nos 12 blocos do condomínio Vila Germânica, que dá de frente ao novo acesso do binário, a região tem ganhado moradores a cada semana.

A inauguração do binário, há menos de um mês, também teve impacto no trânsito da região. Mas a obra entregue recentemente pelo governo do Estado, apontam moradores, não tem iluminação no ponto de acesso à Rodovia do Arroz nem na ligação com a rua 15 de Novembro, no lado oposto, próximo à BR-101.

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– O que mais nos preocupa é à noite, fica difícil de enxergar. Mas, até durante o dia, os próprios motoristas têm dificuldade em fazer a conversão para entrar no binário. Há dois pontos de ônibus nas áreas sem iluminação. As pessoas ficam vulneráveis – alerta a síndica do residencial Vila Germânica, Anne Pacca.

Os moradores, diz a síndica, já assinaram um manifesto cobrando melhorias no binário.

As reivindicações para a região, destaca o vice-presidente do Conselho das Associações de Moradores do Bairro Vila Nova, Elpídio Zimmerman, formam uma lista com quase 20 tópicos encaminhados à Prefeitura e ao Estado.

Além de pedidos como iluminação e semáforos em pontos do binário, as entidades querem também uma ciclovia na Rodovia do Arroz. A sugestão é de que o espaço seja reservado à direita de quem segue no sentido Joinville-Guaramirim.

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Lombadas para o local

Se dependesse da dona de casa Pâmela da Silva, de 19 anos, moradora da rua Catharina Baumer, algumas lombadas seriam bem-vindas no trecho mais urbanizado da Rodovia do Arroz. Na opinião da moradora, seria o único meio de garantir que os motoristas reduzam a velocidade enquanto cruzam uma área com grande número de ciclistas e pedestres.

– Quando param no semáforo da esquina da rua 15 de Novembro, os motoristas logo aceleram para recuperar o tempo perdido. Quando não param, o problema se repete porque seguem em alta velocidade – avisa.

Mãe de uma menina de cinco anos, Pâmela e o marido foram os responsáveis pela colocação da placa que pede cuidado com as crianças. Poucos motoristas percebem o alerta, lamenta a dona de casa.

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– Bom seria se não precisasse de nada disso, mas é tudo que pudemos fazer – diz.

– Antes, existia um recuo que servia como acostamento. Mas agora os veículos ocupam toda a pista. É preciso reestruturar a rodovia – cobra Zimmerman.

Contraponto

As mudanças na Rodovia do Arroz no trecho mais próximo do binário, reconhece o superintendente do Deinfra na região Norte, Ademir Machado, já fazem confundir as áreas urbana e rural.

A avaliação do superintendente é de que a rodovia precisa ser reestruturada por causa da população que tem crescido na região. Uma ciclovia, diz Ademir Machado, é uma prioridade. Há intenção de garantir espaço para as bicicletas no trajeto entre a rua São Firmino, que dá acesso ao trecho recém-inaugurado, até a entrada para a região do Piraí.

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-Uma ciclofaixa não seria apropriada porque não garantiria o recuo dos demais veículos, não traria segurança. Por isso, é preciso uma ciclovia, isolando a pista do acostamento, uma adaptação maior – afirma.

Mas ainda não há certeza sobre quando haverá mudanças. Segundo Ademir Machado, a possibilidade de atender as demandas da rodovia e eventuais prazos serão discutidos numa reunião nesta quinta-feira, em Florianópolis, com a direção do Deinfra.

Já a instalação da iluminação no novo binário depende da Prefeitura. Conforme o secretário Romualdo França, da Seinfra, uma licitação está em andamento para selecionar a empresa que ficará responsável pela iluminação de toda a cidade. Só

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após a escolha, diz o secretário, a nova rede do binário poderá ser implantada.