* Fico me perguntando por que nós, mulheres, somos obrigadas a fazer o que não queremos, como o sexo?

Continua depois da publicidade

* Quero ler sobre por que as pessoas, principalmente nós, homens, gostamos tanto de sexo.

* É verdade que sexo, para a mulher, tem a ver com segurar o casamento?

Leia também:

Continua depois da publicidade

:: O ex-namorado voltou pedindo perdão. E agora, o que fazer?

:: Leia todas as perguntas da coluna Falando Sobre Sexo

:: Mais notícias na Hora de Santa Catarina

:: Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

Os motivos vão muito além da tríade “para fazer bebês, para se sentir bem, ou porque você está apaixonado”. Não há uma única razão para as pessoas fazerem sexo.

Perguntar por que os outros praticam sexo é como questionar por que comemos. Nossos cérebros são projetados para nos levar em direção a esse comportamento.

As motivações para a vida sexual, geralmente, recaem em categorias principais, como a motivação física: prazer, alívio do estresse, exercício, curiosidade sexual ou atração por alguém. Também há razões com um objetivo definido: engravidar, melhorar o status social (por exemplo, para se tornar popular), ou buscar vingança.

Continua depois da publicidade

E há os motivos emocionais: amor, compromisso, ou gratidão. Se for por insegurança, será para aumentar a autoestima, manter um parceiro para que não procure sexo em outro lugar e por dever ou pressão (quando um dos dois insiste em ter relações sexuais). Os homens procuram sexo porque gostam do prazer. Elas, no início, querem para seduzir e, depois, para fortalecer o relacionamento.

Vá na origem

*Compreender cada uma dessas motivações ajudará a entender o que está acontecendo na relação sexual. Muitas vezes, a origem do problema pode estar na motivação particular de um dos dois.