Um avião russo aterrissou nesta terça-feira na cidade síria de Latakia para entregar ajuda humanitária e retirar os cidadãos russos, indicou o ministério das Situações de Emergência.
Continua depois da publicidade
– Um avião Iluchin-76 que transportava um total de 20 toneladas de carga aterrissou hoje no aeroporto de Latakia- declarou uma porta-voz do ministério, Irina Rosius, citada pela agência pública Ria Novosti.
Este mesmo avião também deve transportar quase 180 cidadãos russos e de países da Comunidade de Estados Independentes (ex-URSS, sem os países bálticos e Geórgia), que manifestaram o desejo de deixar a Síria, segundo Rosius.
A Rússia, principal apoio do regime de Bashar al-Assad, repatriou nos últimos meses dezenas de cidadãos russos, mas indicou que não pretende realizar uma repatriação em massa.
A situação se deteriorou claramente na Síria desde um suposto ataque químico em 21 de agosto, que deixou centenas de mortos e aumentou a tensão entre a Rússia e as potências ocidentais.
Continua depois da publicidade
Síria conta com meios para responder a um ataque ocidental, diz fonte russa
Uma possível intervenção ocidental na Síria não representará uma vitória fácil, já que o país contra com sistemas de defesa antiaérea capazes de responder aos ataques, afirmou nesta terça-feira uma fonte militar russa citada pela agência Interfax.
– Se o exército americano, junto com a Otan, lançar uma operação contra a Síria, não será uma vitória fácil – declarou a fonte.
– Os sistemas de mísseis multifuncionais terra-ar Buk-M2E e os outros meios de defesa antiaérea do exército sírio vão garantir uma resposta apropriada aos agressores. A Síria conta atualmente com 10 baterias desses sistemas multifuncionais – acrescentou.
Leia mais:
Secretário de Defesa dos EUA: “estamos prontos para atuar na Síria se Obama decidir”