Símbolo da luta pelos direitos dos animais em Joinville, o cofundador e coordenador da ONG Abrigo Animal, Mário Bachtold, morreu nesta sexta-feira, aos 62 anos. Ele enfrentava uma diabetes e não resistiu às complicações da doença.

Continua depois da publicidade

Voluntários da ONG, amigos e protetores dos animais em Joinville preparam uma homenagem a Mário nos arredores do Cemitério Municipal, onde ele será sepultado na manhã deste sábado, às 9h30. Entidades convidam a comunidade a levar seus cães para homenageá-lo.

Ao lado da mulher, Osnilda Bachtold, também coordenadora da ONG, Mário garantiu a Joinville o único espaço com condições de acolher os animais abandonados da cidade.

O Abrigo Animal virou realidade em 2003, quando o casal tinha 15 cachorros em casa e lidava com as reclamações dos vizinhos. Mário e Osnilda venderam a casa e compraram outra propriedade, no Vila Nova, com mais espaço e sem vizinhos.

Continua depois da publicidade

Foi lá que eles montaram um canil com o próprio dinheiro para abrigar o máximo de animais possível. Com o tempo, a ONG passou a contar com o apoio de entidades como a Frada e a Guapecas.

– Hoje o céu está em festa! Muitos anjinhos de quatro patas, com seus rabinhos abanando, devem estar pulando de alegria com a chegada do seu Mário – escreveu a entidade Frada, em uma homenagem assinada pela equipe no Facebook.

A Comissão de Direitos dos Animais publicou uma nota de pesar na página da OAB Joinville. Mário Bachtold deixa a mulher e uma filha.

Continua depois da publicidade