O britânico John Surtees, único piloto a ser campeão do mundo de Fórmula-1 e de motociclismo de velocidade, morreu aos 83 anos, nesta sexta-feira, segundo anúncio da família.

Continua depois da publicidade

Conforme detalhou o comunicado, Surtees “apagou tranquilamente” em Londres, acompanhado de sua mulher, Jane, e das filhas Leonora e Edwina.

Leia mais:

Kimi Raikkonen lidera manhã do último dia em Barcelona

Felipe Massa diz que pode seguir na Fórmula-1 em 2018

Continua depois da publicidade

Para Vettel, novo regulamento da F-1 “consertou tudo”

O ex-piloto, que era o decano dos campeões mundiais da F-1, levou o título da principal categoria do automobilismo em 1964. Surtees já tinha brilhado sobre duas rodas, com títulos em 1956, 1958, 1959 e 1960.

O britânico deu entrada no hospital St Georges de Londres em fevereiro, em decorrência de um problema respiratório. “John era um marido amoroso, um pai, um irmão e um amigo. Também foi um dos maiores nos esportes motorizados. Foi um autêntico exemplo, por sua capacidade de elevar-se ao seu melhor nível e lutar até o final”, acrescentou o comunicado.

Surtees era um apaixonado pelos esportes a motor e continuava trabalhando até pouco tempo atrás, na fundação Henry Surtees, que leva o nome de seu filho de 18 anos, morto em 2009 em acidente da Fórmula-2.

Lenda das pistas

“Big John” competiu na F-1 de 1960 a 1972, disputando 111 GPs e conseguindo seis vitórias. O ex-piloto subiu no pódio em 24 corridas e dirigiu a o própria escuderia, que levava seu nome, entre 1970 e 1978. Participou das 24 horas de Le Mans quatro vezes.

Continua depois da publicidade

“Ferrari perdeu um dos seus maiores pilotos”, afirmou a escuderia italiana em comunicado. “Todos da Ferrari expressam suas mais sinceras condolências para a família neste momento triste”, acrescentou.

“Perdemos uma das maiores lendas dos esportes motorizados. RIP John”, tuitou o britânico Damon Hill, campeão da F1 em 1996. Seu pai, Graham, competiu contra Surtees.

“Nosso respeito está com todos os que conheceram e admiraram John Surtees. Lendário, os esportes motorizados vão sentir saudades”, escreveu a escuderia Renault.

O piloto finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, publicou uma foto de Surtees junto a ele em um pódio, com a seguinte mensagem: “Uma triste notícia hoje. Foi fantástico te conhecer, lenda. RIP John Surtees”.

Continua depois da publicidade

*AFP