Morreu nesta quarta-feira, 3 de outubro, o ex-vereador joinvilense Amandos Finder. Ele tinha 94 anos e uma história de dedicação à cidade na segunda metade do século 20. Também foi comerciante e músico, e colaborou na migração de moradores de outras cidades para Joinville nos anos 1970, no período de grande demanda por funcionários para as indústrias da cidade. O velório está ocorrendo e o sepultamento será às 16 horas desta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Amandos nasceu em 1924, no atual bairro Cubatão, exatamente no local onde hoje está situada a pista do Aeroporto de Joinville. Na época, a região era formada por árvores e ele cresceu aprendendo a amar a natureza. Na adolescência, foi morar com uma irmã na Estrada Dona Francisca. Foi lá que conheceu seu grande amor: ele tinha 15 anos quando conheceu Irma, com quem casou aos 19 anos e teve dois filhos: Nelson e Válter.

O joinvilense contava que nunca quis ser empregado e, por isso, ainda jovem, adquiriu o Salão Cometa, palco dos primeiros bailes do bairro Iririú. Ele também fundou a Jazz Cometa Band, a Sociedade Alvorada e o Juventus Futebol Clube. Quando vendeu o salão, abriu o Bar e Sorveteria Cometa e passou a trabalhar no loteamento e venda de terrenos do bairro Iririú.

Por quatro legislaturas, Amandos foi vereador. Ele lembrava que, além do cargo não ser remunerado e as reuniões ocorrerem apenas à noite, era necessário ir de bicicleta aos bairros verificar as reclamações dos moradores.

Quando descobriu que alguns de seus lotes não poderiam ser vendidos por causa da Lei da Cota 40, e, sentindo que o local tinha potencial, resolveu construir o Parque Florestal Bela Vista, onde os joinvilenses passavam o final de semana fazendo trilhas, piqueniques ou descansando.

Continua depois da publicidade

Em 1993, Amandos ofereceu as terras à Prefeitura, que assumiu o local e criou o Parque Morro do Finder. Em 2007, um Centro de Educação Infantil foi batizado com seu nome.

Leia mais:

Criada área de preservação do Morro do Iririú em Joinville

Conheça a história do homem que deu nome e vida ao Morro do Finder