O trinário das ruas Max Colin, Timbó e 15 de Novembro, em Joinville, deve entrar em funcionamento até o fim de novembro, segundo a Fundação Instituto de Planejamento Urbano (Ippuj) e Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran). Moradores e comerciantes dos arredores do trinário, ouvidos por “AN”, acreditam que as mudanças vão ter efeitos positivos no trânsito.

Continua depois da publicidade

Técnico de som automotivo em um estabelecimento da 15 de Novembro, Alexandre Santana, de 37 anos, diz que qualquer mudança que vise dar mais fluidez tanto na Marques de Olinda como no encontro com a Aquidaban, perto de onde trabalha, são bem-vindas.

-Do jeito que está, o trânsito não anda mais. Estou sabendo por vocês que a 15 vai virar mão-única. Mas qualquer coisa para diminuir essas filas que se formam aqui no entorno da Marques, 15 e Aquidaban no fim da tarde é bem-vinda.

Na rua Timbó, o aposentado Dorival Hille, de 85 anos, morador há 40 anos da via, diz que até as reclamações sobre as obras da macrodrenagem até amenizaram agora que as calçadas e ciclovias da rua ganham forma. O único impacto que ele prevê é mais trânsito e velocidade na via.

-A gente até brinca que aqui na Timbó, até há um tempo atrás, todo dia era domingo, porque tinha muito silêncio. Agora deve mudar, vai ter movimento. Mas acho que no geral vai ficar bom, tanto para o trânsito como no combate às enchentes. Pelo menos nas últimas chuvas, as obras já fizeram efeito, não enche mais-, afirma.

Continua depois da publicidade

O técnico em informática Leandro Braz, de 25 anos, que resolve muitas coisas de bicicleta na região do trinário, também acha que o trânsito em geral vai melhorar. Para ele, a ciclofaixa da Timbó, que está sendo finalizada, e a possibilidade de melhorar a segurança na ciclofaixa da Max Colin com as mudanças serão avanços.