O “trinário” – um binário ampliado – das ruas Max Colin, Timbó e 15 de Novembro, em Joinville, deve entrar em funcionamento até o fim de novembro, segundo a Fundação Instituto de Planejamento Urbano (Ippuj) e o Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran).
Continua depois da publicidade
As mudanças prometem amenizar congestionamentos na Marques de Olinda, evitar confusão nos encontros da 15 com a Aquidaban e na Max com a Campos Salles e, finalmente, liberar o fluxo na rua Timbó, interditada há três anos pelas obras de combate a cheias no rio Morro Alto.
A data em que a mudança passará a valer será informada pela Prefeitura. Ela depende da compra de quatro semáforos, processo que está em licitação no Ittran. Os semáforos serão colocados nas esquinas da Timbó com a Campos Salles, Marques de Olinda, Jaraguá e Blumenau.
Entenda como vai ficar trânsito
A Max Colin vira mão única no sentido Centro-bairros da Jaraguá até a Campos Salles. No encontro da Max com a Campos Salles, será feito um canteiro. À esquerda, a rua vira mão única no sentido 15 de Novembro. À direita, sentido Benjamin Constant, continua mão dupla.
Continua depois da publicidade
A rua 15 de Novembro vira mão única no sentido bairros-Centro entre a Campos Salles e a Jaraguá do Sul. A Timbó também vira mão única no sentido bairros-Centro em toda a sua extensão.
No miolo do trinário, outras ruas viram mão única, de forma intercalada: Luiz Delfino (da 15 à Max), São Luiz (da Max à Timbó), Padre Anchieta (da Timbó à 15), Criciúma (da 15 à Timbó) e depois Rua do Atleta e Orleans (da Max à Timbó) e Presidente Café Filho e Araquari (da Timbó à Max).
A Marques de Olinda continua em mão dupla, só que ganha fluidez porque não terá mais conversões à esquerda entre a 15 e a Timbó. Ou seja, acaba aquela situação em que um carro tem de parar no meio da via para virar à esquerda.
Em casos específicos, como o de quem vem pela Marques, em direção ao Norte, e quer entrar na Max, é preciso fazer balão na quadra, ou indo pela 15 até a Criciúma ou entrando na Timbó e retornando na Padre Anchieta, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Sinalização e orientações
É esperada certa confusão e reclamações nos primeiros dias de funcionamento da mudança, segundo a Prefeitura, como ocorre com qualquer alteração viária. Agentes de trânsito e sinalização com cavaletes serão usados para orientar motoristas.
-As reclamações são normais. O mesmo ocorreu com a mudança na Expedicionário Holz ou no acesso ao Garten Shopping. Houve aquelas primeiras semanas de muita reclamação e hoje o trânsito flui normalmente nestes pontos-, exemplifica.