Mais 288 famílias de Joinville ficaram mais perto nesta quinta-feira da casa própria. O residencial Trentino 2, no bairro Boehmerwald, foi entregue com cerimônia e emoção dos beneficiados.
Continua depois da publicidade
As 784 unidades do empreendimento da zona Sul de Joinville, e o maior de Santa Catarina pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, foram sorteadas no ano passado entre famílias que recebem entre um e três salários mínimos e estavam na fila de Habitação municipal.
Os primeiros 496 apartamentos foram liberados em março, mas contratempos com a obra ainda não permitiram a mudança de todos os moradores. Enquanto os moradores do Trentino 2 vivem a expectativa, o residencial ao lado, inaugurado há mais de dois meses, ainda tem 16 apartamentos vazios.
Segundo o secretário de Habitação, José Teixeira Chaves, os motivos para o Trentino 1 ainda ter imóveis inabitados são diversos. Um deles é a instalação de piso na área central dos apartamentos, que inviabiliza a definição de um prazo para a mudança. Algumas famílias, segundo ele, tiveram de economizar dinheiro para colocar o novo chão.
Continua depois da publicidade
Outro problema, diz ele, foram impasses com documentação e até mesmo desistência. Com relação ao Trentino 2, o secretário diz que os moradores terão de 30 a 45 dias para se mudar. O processo será acompanhado pela construtora. A estrutura disponível aos moradores é composta por playground, dois salões de festa, dois quiosques, uma quadra de areia poliesportiva, área para crianças brincarem e um vigia 24 horas.