A vida já não é mais a mesma para o auxiliar de produção Cristiano do Amaral, 36 anos, e para a dona de casa Bruna Soares do Amaral, 22. Casados há três anos e pais do pequeno Victor Luiz, de dois anos e oito meses, eles estão contando as horas para pegar as chaves e mudarem para a casa própria.
Continua depois da publicidade
A família foi uma das contempladas pela Secretaria Municipal de Habitação, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, e vai morar no Residencial Trentino 1, no Boehmerwald, que será entregue nesta quinta-feira, a partir das 16 horas.
Os três moram na casa dos pais de Cristiano, no bairro Itaum.
– Conseguimos uma boa ajuda e não pagamos aluguel. Felizmente a prestação desse apartamento vai caber bem no nosso bolso-, comenta o auxiliar de produção.
Continua depois da publicidade
As 496 famílias que vão morar no residencial e foram beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida têm renda de até R$ 1,6 mil. Já os 288 apartamentos do Trentino 2 serão entregues daqui a 45 dias e, juntos, os dois somam o maior empreendimento do programa do governo federal em SC, com 784 imóveis.
O sonho da casa própria estava tão forte na cabeça do casal que, quando soube que foi sorteado, Cristiano quase parou no hospital.
– A emoção foi tão grande que ele teve uma crise de ansiedade-, lembra Bruna.
– Minhas pernas travaram, eu não sei o que aconteceu. Até tive que procurar um médico depois-, emenda Cristiano.
Continua depois da publicidade
Os dois disseram que fazem questão de estar na cerimônia de entrega do imóvel.
– Ainda estou resolvendo alguns detalhes de assinatura para pegar a chave. Depois, preciso saber que dia posso me mudar. Não vejo a hora de isso acontecer-, relata o auxiliar de produção.
Mudanças na infraestrutura
A chegada dos novos moradores promete mudar a rotina do Boehmerwald. Os novos e os antigos moradores já se questionam se o bairro terá condições de atender a todos em questão de saúde e educação, principalmente.
Por isso, algumas mudanças já começaram a acontecer na região, principalmente no entorno do condomínio, que fica na esquina das ruas Adolfo da Veiga e Juliano Busarello. Esta última já foi totalmente asfaltada, depois que a Companhia Águas de Joinville realizou as obras do esgoto sanitário. Também foram implantados 450 tubos de drenagem (para escoamento das águas da chuva).
Continua depois da publicidade
Na educação, os alunos do ensino fundamental serão atendidos em escolas públicas da região que tiverem vagas disponíveis. Duas unidades devem ser ampliadas em breve com mais oito salas na Escola Pauline Parucker e outras quatro na Escola Orestes Guimarães. Já na educação infantil, as crianças que já estão matriculadas nos CEIs da rede municipal e desejam mudar para unidades próximas serão atendidas conforme a disponibilidade de vagas.
Está prevista também a ampliação do CEI Eliane Krüger, além da construção de dois novos CEIs na região, com verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, um no Parque Guarani e outro no João Costa.
A Associação de Moradores do Bairro Itinga (Amorabi) já cedeu quatro salas para que sejam utilizadas para aulas.
Continua depois da publicidade
Na saúde, está em fase de contratação mais uma equipe de saúde da família, que ficará na Unidade Básica de Saúde Itinga/Continental.