Pauta de Ana Paula Reinert Canova
A partir de março, uma nova pequena cidade irá se formar no Sul de Joinville. Ao todo, 784 famílias, ou cerca de 3,5 mil pessoas, começarão a se mudar para o residencial Trentino 1 e 2, no limite dos bairros Boehmerwald e Itinga.
Continua depois da publicidade
São 49 blocos de apartamentos destinados à população com renda inferior a dois salários mínimos.
Quem mora ao lado do empreendimento, no bairro Boehmerwald, viu crescer um novo universo dentro dos muros do residencial. São prédios de quatro andares, com área de lazer. Cada apartamento tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
Continua depois da publicidade
Não muito longe dali, no limite do Boehmerwald com o Parque Guarani, outros 144 apartamentos no Le Village inauguraram a remessa de prédios do projeto Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
Desta vez, as moradias foram destinadas às famílias que recebem entre três e seis salários mínimos. Lá, cerca de 600 pessoas devem ocupar os imóveis.
Somando os dois empreendimentos, somente na região do Boehmerwald e Itinga, são cerca de 4 mil pessoas. O número pode não parecer muito para quem vive numa cidade com mais de 515 mil habitantes, mas é semelhante à população de 83 municípios catarinenses.
Continua depois da publicidade
Os moradores dos residenciais Trentino 1, 2 e do Le Village farão nascer nos próximos meses uma nova cidade na zona Sul. Mas todo município precisa muito mais do que casas e famílias para se desenvolver. São necessários escolas, centros de educação infantil, postos de saúde, mercados, padarias, verdureiras, ônibus… Uma infraestrutura urbana mínima para que a população possa ter qualidade de vida.
LEIA MAIS: