A proposta de construir uma ponte ligando a zona Sul à zona Leste de Joinville para desafogar o trânsito nas ruas do entorno do Parque da Cidade, foi tema de debate nas últimas eleições, virou promessa para 2015 e agora é razão de protesto de moradores que aguardam ansiosos pela obra que ainda não saiu do papel.

Continua depois da publicidade

Cerca de 40 moradores participaram da manifestação criativa que aconteceu na manhã deste sábado, no bairro Adhemar Garcia. Um homem vestido de Papai Noel inaugurou uma pequena ponte simbólica feita de madeira.

– A escolha do Papai Noel foi porque o personagem representa a fantasia da crianças, mas que nós não podemos aceitar. O Papai Noel representou o prefeito entregando a obra. A comunidade está cansada de ser enganada pelos políticos – reclamou o presidente da associação de moradores, Moacir Nazário.

A ponte que receberia investimento do Estado, por meio de verba Federal, não foi incluída no orçamento para 2016 porque a Prefeitura de Joinville não apresentou projeto executivo da obra. Só no mês passado é que a Prefeitura lançou edital para elaboração do projeto e do relatório de impacto ambiental. As concorrências ainda estão em andamento.

– Essa ponte desafogaria o trânsito no maior gargalo que é a rua Guanabara – destacou Nazário.

Continua depois da publicidade

Contraponto do Governo do Estado

A ponte do Adhemar Garcia é um projeto da Prefeitura de Joinville. Não foi incluída no orçamento do Governo do Estado para 2016 porque ainda não tem projeto executivo elaborado pelo Município e faltam os estudos ambientais. Quando o projeto avançar o Estado será parceiro.