O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) começou nesta quinta-feira o curso de jardinagem para moradores de rua de Joinville. Ela dá oportunidade para 20 pessoas possam voltar ao mercado de trabalho. O serviço, vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS), firmou parceria com a Fundação Municipal 25 de Julho para a realização de cursos a partir deste segundo semestre.
Continua depois da publicidade
Na manhã desta quinta-feira, o grupo compareceu ao auditório da SAS para participar da aula inaugural ministrada por um técnico da Fundação 25 de Julho em parceira com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), por meio do engenheiro agrônomo Onévio Zabot.
A Epagri vai supervisionar a capacitação, que recebe ainda apoio da Secretaria do Meio Ambiente para futuras ações dentro do programa Parceria Verde, o Restaurante Popular, para a alimentação alunos, e o Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), por meio de palestras sobre cooperativismo e a assessoria do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (Siop) na criação de uma cooperativa.
As aulas acontecerão uma vez por semana, toda quinta-feira, na sede da Fundação 25 de Julho, em Pirabeiraba. Os alunos serão divididos em duas turmas: a primeira terá aulas em agosto, e a segunda, em setembro. Cada participante ganhará uma apostila nos próximos encontros, que iniciam dia 6 de agosto, sempre das 9 às 11h30.
– Será um curso básico. Vamos mostrar tipos e elementos de jardins, como preparar o solo, manutenção. Teremos aulas teóricas, palestras, visitas técnicas a produtores de flores e práticas em jardins experimentais – explica Jairo Bif, técnico agrícola da Fundação e principal instrutor do curso.
Continua depois da publicidade
O Centro POP vai oferecer o transporte dos alunos e acompanhamento de dois educadores do serviço, além da alimentação. Ao final da capacitação, haverá cerimônia para entrega dos certificados.
.::Em quase dez anos, Centro Pop já resgatou 75 pessoas que viviam nas ruas::.
Waldomiro Prado, conhecido como Biro, é natural de Rio Negrinho e vive em Joinville há 50 anos. Foi parar nas ruas após se separar da mulher e sair de casa. É um antigo e frequente usuário do Centro POP e sobrevive de doações do artesanato que faz com papel reciclado.
– É o segundo curso que faço pelo Centro POP. Participei de um sobre limpeza de monumentos em 2013 – conta.
Para ele, a experiência com jardinagem será bem-vinda, pois já trabalhou em jardins residenciais algumas vezes.
Continua depois da publicidade
A ideia do projeto é que a capacitação gere emprego e renda a todos do grupo, enfrentando a falta de qualificação deste público vulnerável. Além das práticas em jardins experimentais da Fundação 25 de Julho, os 20 alunos serão responsáveis pela revitalização do ambiente externo do Centro POP. No momento, o serviço segue em busca de padrinhos para a compra de kits de jardinagem.