A quinta-feira amanheceu com muita limpeza a ser feita para os moradores de Blumenau. O temporal que atingiu a cidade na noite de quarta-feira causou alagamentos e deslizamentos em diversos pontos da cidade, com registros de mais de 60 milímetros de chuva em algunas regiões, como Garcia e Glória.

Continua depois da publicidade

A Rua Araranguá, no distrito do Garcia, foi uma das mais atingidas. Estouros na tubulação de esgoto criaram buracos em toda a extensão da rua, e deslizamentos atingiram casas e deixaram famílias em risco. Segundo o Secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, quatro famílias foram aconselhadas a sair das residências por medidas de segurança.

– Foi uma quantia de chuva muito além do normal e em um período de tempo muito curto. A Defesa Civil passou a noite trabalhando para evitar acidentes e durante o dia está avaliando os riscos, principalmente das casas em locais sujeitos a desmoronamentos – explicou Schrubbe.

Martinho de Miranda foi um dos moradores da rua que sofreram com a chuva. Ao meio dia desta quinta-feira ele ainda tirava lajotas do da frente de casa, levantadas pelo estouro na tubulação. Dentro da residência, o morador mostra a marca de água que atingiu todo o piso, estragando móveis e eletrodomésticos.

– A tubulação aqui que é o problema. Está tudo entupido, mesmo depois de terem arrumado 15 dias atrás – comenta, lembrando a manutenção realizada pela prefeitura na rua há duas semanas. Essa foi a terceira vez no ano que a casa de Martinho sofreu com a chuva.

Continua depois da publicidade

Região Sul da cidade foi a mais atingida

Além da Rua Araranguá, outros pontos da região sofreram com a chuva de quarta-feira. Na Rua Maceió, transversal da Rua Amazonas, a garagem de uma casa foi atingida pela terra que desceu no barranco, a família foi uma das orientadas a sair de casa pela Defesa Civil. No bairro Valparaíso, Rua Eduardo Day, o rompimento de uma tubulação também causou problemas, deixando dois carros isolados por um buraco na pista.

Segundo Rafael Jansen, secretário de Serviços Urbanos, a região tem sido o principal foco das ações de manutenção, mas a quantia de chuva registrada foi além do suportado, mesmo com a tubulação limpa.

– Após a última chuva mais forte que tivemos, no início de janeiro, o esforço foi concentrado na Rua Belo Horizonte, no bairro da Glória. Agora a região da Rua Araranguá é o foco, onde já estamos com equipes fazendo a limpeza e consertando os danos. Se o tempo colaborar, em torno de duas ou três semanas tudo deve estar normalizado na região, com uma nova manutenção na tubulação – declarou Jansen.