A parte mais baixa do bairro Pamplona em Rio do Sul, no Alto Vale, já foi afetada pelas cheias do rio Itajaí-Açu. A prefeitura do município ainda não divulgou quantas pessoas foram orientadas adeixar suas residências. A última medição do rio feita às 16h apontava 6,24 metros, o que significa situação de alerta no município. A expectativa é que o nível chegue a sete metros. Algumas comportas das barragens de Ituporanga e Taió já foram fechadas na tentativa de conter as cheias na região.
Continua depois da publicidade
De acordo com a assessoria de comunicação do município, a Defesa Civil trabalha na região desde a manhã desta segunda-feira e orienta os moradores das partes mais baixas do bairro a deixarem suas residências. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu comunicado na manhã desta segunda-feira e classificou como “Alerta” as condições dos níveis dos rios para Rio do Sul. Em Taió, Chapadão do Lageado, Vidal Ramos e Joaçaba, a condição é de “Atenção”.
Em Rio do Sul, três abrigos foram abertos. O da Igreja Evangélica Bela Aliança, que atende os bairros Brehmer, Taboão e Bela Aliança. O Lions Clube atende as localidades de Canoas, Pamplona e Jardim Alexander. A Igreja Santa Rita de Cássia atende o bairro Santa Rita.Também foram registradas duas ocorrências na cidade devido às chuvas: uma queda de morro sobre o muro de contenção no bairro Brehmer e um desmoronamento de pequenas proporções no bairro Navegantes.
Veja também
>>> Defesa Civil de Brusque alerta para possível aumento no nível do rio
Continua depois da publicidade
>>> Instabilidade permanece do Vale do Itajaí até quarta-feira
Comportas das barragens em Ituporanga e Taió são fechadas
Por volta das 17h desta segunda-feira duas comportas foram fechadas na barragem de Ituporanga e outras três, em Taió. De acordo com operador da barragem em Ituporanga, José Antônio Lenzi, o principal motivo da ação é a redução do volume de água que chega a Rio do Sul.
A barragem de Ituporanga estava com 17,20 metros e operava com 28% de sua capacidade. Ou seja, mais de 26 milhões de m³ de água. Em Taió, o nível da barragem estava com 10,62 metros. Ainda há a possibilidade do fechamento de outras comportas ainda nesta segunda.
Nível do rio pode subir em Brusque
Devido às fortes chuvas que ocorreram na região desde a madrugada, especialmente em Vidal Ramos, onde foram registrados 46 milímetros em 12 horas, a Defesa Civil de Brusque alerta para uma possível elevação do nível do rio Itajaí Mirim.
A projeção é que entre 16h e 22h o nível poderá atingir a marca entre 4,5 e cinco metros, o que significaria alagamentos em alguns pontos da avenida Bepe Roza e a avenida Arno Carlos Gracher, no túnel próximo ao terminal e na esquina com a Rua Moritz Germano Hoffmann.
Continua depois da publicidade