Devido às fortes chuvas que ocorreram na região desde a madrugada, especialmente em Vidal Ramos, onde foram registrados 46 milímetros em 12 horas, a Defesa Civil de Brusque alertou os moradores para uma possível elevação do nível do rio Itajaí Mirim.

Continua depois da publicidade

A projeção era que entre 16h e 22h o nível atingisse a marca entre 4,5 e cinco metros, o que significaria alagamentos em alguns pontos da avenida Bepe Roza e a avenida Arno Carlos Gracher, no túnel próximo ao terminal e na esquina com a Rua Moritz Germano Hoffmann.

O aumento do nível do rio ocorreu durante à noite, mas nesta terça-feira a situação já estava normalizada. De acordo com a Defesa Civil de Brusque, nenhum ponto de alagamento foi registrado durante esta manhã.

O diretor da Defesa Civil, Evandro de Melo do Amaral, afirma que esta era apenas uma projeção. O nível do rio Itajaí Mirim, o acumulado de chuva das últimas horas pode ser acompanhado em tempo real pelo site do serviço em Brusque.

– Isto depende de uma série de fatores, como vazão do rio e volume de chuva que poderá ocorrer – explicou Amaral.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta, especialmente os que residem em áreas de risco. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil através do telefone 199, que estará de plantão 24h.

Chuvas não afetaram Timbó

O rio Benedito em Timbó não chegou a ser afetado pelas precipitações das últimas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil do município, choveram 24 milímetros e o volume do rio subiu de um para dois metros. No entanto, esse nível é considerado dentro da normalidade pelo órgão. O nível do rio passa a ser considerado alarmante quando ultrapassa cinco metros.

Tempo continua instável em Blumenau

Um sistema de baixa pressão no Paraguai formou áreas de instabilidade que estão avançando sobre o Estado e mantém o tempo bastante instável e chuvoso em Blumenau e região. A temperatura máxima oscila entre 21 e 23°C no município nesta segunda-feira. No entanto, apenas uma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil: uma árvore caiu no bairro Fortaleza e atingiu parte de uma residência.