O transbordamento do Rio das Ostras, em Balneário Camboriú, alagou várias casas do bairro da Barra e deixou um rastro de prejuízos na região Sul. Indignados, moradores se reuniram agora à noite e atearam fogo nos móveis perdidos na enxurrada. Mais de 100 pessoas estariam no local.
Continua depois da publicidade
Chuva alaga casas e provoca deslizamentos no Litoral
Deslizamentos foram as ocorrências mais graves em Itajaí
Chuva causa estragos, alaga ruas e interrompe acesso de Bombinhas
Os Bombeiros foram acionados e acompanham a movimentação da comunidades. O grupo também ameaça trancar a BR-101. Morador do bairro, Lucas Medina explica que a intenção da manifestação é chamar a atenção da prefeitura para o problema do Rio das Ostras:
Continua depois da publicidade
– Na minha casa chegou a entrar um metro e meio de água. A população quer uma solução, faz anos que o rio não é limpo e toda vez que chove mais forte ele transborda e alaga.
O rapaz está entre as vítimas da chuva desta madrugada. Segundo ele, a água começou a invadir as residências por volta das 3h30 e entrou tão rápido que os moradores mal conseguiram tirar os pertences.
A diarista Ana Célia dos Santos também perdeu os móveis que tinha na casa alugada. Para piorar o bairro ficou sem água e ela sequer conseguiu limpar os estragos da chuvarada.
– Vamos ter que dormir na casa de uma vizinha e amanhã continuar limpando. Acho que só vou conseguir salvar o sofá, a estante, a cama do meu filho e talvez a geladeira – diz.
Continua depois da publicidade
Conforme Ana, o estrago foi tão grande que não sobraram nem calçados para o filho de 15 anos usar para ir à escola nesta quinta-feira. Além do bairro da Barra, Nova Esperança, São Judas e Loteamento Schultz foram bastante afetados.
Houve alagamentos no Bairro dos Estados, região da Avenida das Flores, no Bairro das Nações, Bairro dos Municípios e na Avenida Central, no coração da cidade – ali, a principal causa do problema foram sacos de lixo que, levados pela enxurrada, tamparam as bocas de lobo.
Uma barreira caiu sobre a pista na subida do Morro do Boi, na BR-101, em Balneário Camboriú, durante a madrugada. A Autopista Litoral Sul informou que entre os quilômetros 139 e 141 o trânsito foi interditado em uma das faixas para que fosse feita a limpeza. Em razão disso, houve lentidão na pista sul da BR-101 e as filas chegam a nove quilômetros. O trabalho da concessionária seguiu até o fim do dia.
Confira os estragos da chuva na região: