A chuva que caiu durante a madrugada provocou estragos no Litoral. A cidade que teve os registros mais graves foi Balneário Camboriú, onde choveram 89 milímetros. O escoamento foi agravado pelo pico de maré, às 6h.
Continua depois da publicidade
O Rio das Ostras transbordou e a região Sul foi bastante atingida. A situação é crítica no Bairro da Barra, Nova Esperança, São Judas e Loteamento Schultz. Ainda não há informações sobre a abertura de abrigos.
Também houve alagamentos no Bairro dos Estados, região da Avenida das Flores, no Bairro das Nações, Bairro dos Municípios e na Avenida Central, no coração da cidade _ ali, a principal causa do problema foram sacos de lixo que, levados pela enxurrada, tamparam as bocas de lobo.
No início da manhã a prefeitura informou que as escolas municipais estão abertas para receber os alunos, mas recomendou que, se possível, os pais permaneçam com as crianças em casa.
Continua depois da publicidade
Em Camboriú as entradas da cidade ficaram alagadas no início da manhã e várias ruas foram atingidas tomadas pela água nos bairros Monte Alegre, Taboleiro e Conde Vila Verde. Por volta das 9h o alagamento começou a baixar.
Uma barreira caiu sobre a pista na subida do Morro do Boi, na BR-101, em Balneário Camboriú, durante a madrugada. A Autopista Litoral Sul informou que entre os quilômetros 139 e 141 o trânsito flui por apenas uma faixa (à direita). Em razão disso, há lentidão na pista sul da BR-101 entre os quilômetros 133 e 142 e as filas chegam a 9 quilômetros.
Equipes da concessionária estão trabalhando no local para limpeza de pista o orientação do tráfego.
Deslizamentos em Itajaí
Itajaí teve deslizamentos de terra nos bairros Nossa Senhora das Graças e Padre Jacob. No Morro do Bem-te-Vi, na Fazenda, uma casa foi interditada pela Defesa Civil e a família levada para a casa de parentes.
Continua depois da publicidade
Houve alagamentos na Fazenda, Centro, Fazendinha, Ariribá, Praia Brava, Santa Regina e Portal. O túnel do Bairro São Roque, sob a BR-101, ficou totalmente alagado.
A água também provocou estragos em várias ruas da cidade. Na Avenida Osvaldo Reis, no Morro Cortado, a pista que fica sobre o túnel da Fazenda cedeu e o trânsito foi desviado_ o que causou filas no início da manhã. A Defesa Civil vai avaliar a extensão do problema no local.
Também está em meia pista o morro que dá acesso a Cabeçudas pela Osvaldo Reis, devido a um deslizamento _ assim como na Rua Benjamin Constant. A Avenida Deputado Francisco Evaristo Canziani, na Atalaia, foi interditada porque parte do morro desbarrancou e uma árvore caiu sobre a pista.
Continua depois da publicidade
Volume de chuva
Alagamentos também tomaram conta de ruas em Bombinhas e Porto Belo. Bombinhas foi a cidade que registrou o maior volume de chuvas no Estado, com um total de 178 milímetros. Ainda não há informações sobre o número de casas atingidas.
Em Navegantes há problemas no Bairro Gravatá, no loteamento Açaí. Na Rua Evaldo Reiser Filho, moradores afirmam que a água atingiu as casas. A Defesa Civil ainda não esteve no local.