Depois de uma noite de preocupação e medo, a terça-feira é de limpeza para moradores das áreas atingidas pelos alagamentos causados pela chuva forte de segunda-feira em Joinville. Na rua Ortílio Leandro dos Santos, no bairro Petrópolis, seis casas foram totalmente interditadas pela defesa Civil, pois parte de um barranco desmoronou.
Continua depois da publicidade
Durante a manhã, técnicos da Defesa Civil visitaram locais com risco de deslizamento e orientaram os moradores para que deixassem as casas e fossem para casas de parentes.
A casa de Ailton Premoli, de 53 anos, ffica na rua Ortílio Leandro dos Santos e foi uma das atingidas. Na segunda-feira, quando parte do morro atrás da casa onde moram veio abaixo, a mulher e a filha deixaram a residência e foram para casa de parentes, no bairro Boa Vista. Mas ele ficou para cuidar do local.
– Como vou deixar a minha casa? Preciso cuidar do que temos. Se sair, roubam tudo. Eu fico aqui, mas sempre de olho na chuva. Não adianta vir aqui e interditar. Vou para onde? Deixar tudo para trás e morar de favor em casa de parentes? Não tem como.
A família de Ailton Premoli foi para a casa de parentes, mas ele ficou no local
Continua depois da publicidade
Dirigir em rua alagada pode provocar pane no motor do veículo, diz especialista
Na casa da dona Ivânia Terezinha Baloni, 52 anos, e do seu Vilson Mendes, 50, a noite também foi de preocupação. O morro atrás da residência desmoronou e invadiu alguns cômodos. A defesa Civil interditou parcialmente a casa, impedindo o uso de três cômodos dos fundos. O casal retirou o que foi possível do local.
– Levei um susto. Passamos a madrugada acordados, pois não é a primeira vez que a chuva derruba parte da nossa casa. Por isso, ficamos de alerta. Eram pouco mais de duas da manhã quando a terra invadiu tudo. Agora, é limpar e reconstruir tudo de novo – avalia seu Vilson.
Edilson da Silva Costa, da Defesa Civil, ressalta que é perigoso essas famílias permanecerem no local caso volte a chover.
– A área é de risco e o solo está encharcado. O risco de deslizamento é muito grande – avalia.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil de Joinville divulgou nesta manhã relatório atualizado sobre o volume de chuvas registrados na tarde de segunda-feira. Conforme dados da estação meteorológica localizada no bairro Guanabara, foram registrados 143 milímetros durante o dia de ontem. A quantidade representa o volume de 15 dias de chuvas. É o maior volume diário registrado durante todo o mês de janeiro.
A casa de Vilson Mendes foi parcialmente interditada pela Defesa Civil
Foram contabilizados 29 ocorrências de deslizamentos na cidade. Seis casas foram interditadas, cinco na rua Ortílio Leandro dos Santos e uma na rua Rancho Bom, ambas no bairro Petrópolis. Ao todo, 120 pessoas foram desalojadas e se abrigaram em casas de amigos e parentes. Elas estavam em residências localizadas em áreas de alagamentos e também de risco de deslizamentos. Os bairros mais atingidos foram Bucarein, Anita Garibaldi, Paranaguamirim, Floresta, Boehmerwaldt, Itinga, Santa Catarina, João Costa, Nova Brasília, Itaum, Ullisses Guimarães, Jarivatuba, Guanabara, Petrópolis, Profipo e Fátima.