As 71 famílias que ocuparam o Loteamento Harmonia, no dia 27 de julho, em Jaraguá do Sul, ainda não deixaram o local. Na manhã de ontem, parte dos moradores conversou com a reportagem do AN Jaraguá e afirmou que o loteamento não será desocupado. A decisão contraria a ordem judicial emitida pelo juiz da Vara da Fazenda, Luciano Fernandes, na última sexta-feira, quando foi determinado que as famílias desocupassem o loteamento até o meio-dia de amanhã, 6 de agosto.
Continua depois da publicidade
Com nove dias de ocupação, os moradores garantem que o espaço é legítimo e que uma eventual saída do loteamento só ocorrerá se um lugar alternativo for providenciado para todas as famílias.
– Vamos para onde? Na audiência, queríamos passar para o juiz que quem está aqui tem necessidade, realmente não tem para onde ir – afirmou a moradora Aline Rodrigues.
Ela conta que alguns moradores já pensaram em deixar o local, porém desistiram ao perceber que não há outro espaço para viverem. Entre os moradores, as histórias de vida são diversas e convergem principalmente na dificuldade de manter os custos elevados de aluguel. Há moradores que garantem ter o cadastro da habitação há anos, outros perderam seus bens tanto na enchente de 2008 quanto na de junho deste ano.
Continua depois da publicidade
Uma das moradoras teve a casa destruída pelas chamas há pouco mais de um mês e agora busca abrigo no loteamento ocupado para sobreviver.
– Hoje, mesmo sem água e sem luz, sinto-me feliz aqui. É melhor do que o outro lugar onde eu estava – afirma Aline.
A assessoria da Vara da Fazenda informou que o juiz Luciano Fernandes entrou em férias, porém, na decisão assinada na sexta-feira, consta a possibilidade de haver a presença da Polícia Militar para efetivar a desapropriação do espaço.
Continua depois da publicidade
A juíza Candida Inês Zoellner Brugnolli reassumiu a titularidade da vara e é ela quem deve determinar as futuras ordens judiciais do caso.