Amigo pessoal de Joaquim Barbosa, o ministro Luiz Fux saudou o colega de tribunal de um jeito pouco usual para um membro da Suprema Corte do país.
Continua depois da publicidade
Na noite de quinta-feira, durante um jantar em homenagem à posse de Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Fux subiu ao palco, tocou guitarra e cantou. A música escolhida foi “Um dia de domingo”, de Tim Maia.
A performance de Fux como frontman foi filmada por uma equipe do G1. Para assistir, clique aqui.
Solenidade contou com a presença de autoridades e celebridades
A posse do ministro reuniu autoridades e artistas que lotaram o plenário da Corte e outras áreas do tribunal, especialmente preparadas para o evento. Marcada para as 15h, a posse começou por volta das 15h30min, com a presença da presidente Dilma Rousseff e dos presidentes do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
Continua depois da publicidade
A cerimônia também reuniu governadores como Agnelo Queiroz (Distrito Federal), Jaques Wagner (Bahia), Geraldo Alckmin (São Paulo), Antonio Anastasia (Minas Gerais) e Ricardo Coutinho (Paraíba); ministros de Estado, entre eles José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União); e ex-ministros do STF, como Ellen Gracie, Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto, antecessor de Barbosa na presidência. Britto se aposentou compulsoriamente no último domingo (18) depois de completar 70 anos de idade.
Parentes de Barbosa e do vice-presidente Ricardo Lewandowski, ministros de tribunais superiores, representantes classistas da magistratura e lideranças do movimento negro puderam ser vistas no plenário. A classe artística e esportiva foi representada por Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Lucélia Santos, Martinho da Vila, Regina Casé, Nelson Piquet e o ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário (PSB-RJ). O Hino Nacional foi executado pelo bandolinista brasiliense Hamilton de Hollanda.