No fim da tarde de quarta-feira, o ministro Luiz Fux revogou a liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que determinava a volta de Clésio Salvaro (PSDB) à prefeitura de Criciúma, no dia 9 de janeiro de 2015. Desta forma, quem volta a assumir como prefeito de Criciúma é Márcio Búrigo (PP).

Continua depois da publicidade

A revogação determina que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) executem a decisão com urgência e restabelece o mandato de Márcio Búrigo. É a quarta reviravolta jurídica que provoca turbulência política e administrativa em Criciúma desde 2013, quando Itamar Silva assumiu interinamente após a cassação de Clésio.

Depois de eleito, Márcio Búrigo tomou posse do cargo. Com a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, foi a vez de Clésio Salvaro voltar à prefeitura, com posse tomada em 15 de janeiro. Agora, Márcio volta ao posto que assumiu em abril de 2013 e completa a quarta troca na prefeitura criciumense em dois anos.

Relembre:

>> Clésio Salvaro e Romanna Remor polarizam eleição em Criciúma

Continua depois da publicidade

>> Criciúma pode ter nova eleição depois de decisão em Brasília

>> Márcio Búrigo assume em Criciúma

Apesar de Búrigo ter assumido como vice quando Salvaro voltou à prefeitura em janeiro, a relação entre os dois ficou abalada. Em discursos e comentários na imprensa, ambos trocaram farpas.

>> Veja a decisão de Lewandowski que determinou a posse do tucano na prefeitura

Márcio Búrigo recebeu a notícia quando desembarcava no aeroporto de Florianópolis, ao retornar de Brasília, na noite de quarta-feira. Ele foi recebido com festa em sua casa, onde era aguardado por amigos, familiares e aliados. Búrigo deve tomar posse na próxima semana e voltar à prefeitura com seu secretariado. Sobre cerca de 20 projetos de Salvaro que foram na Câmara de Vereadores desde 15 de janeiro, o pepista declarou à imprensa que pretende avaliar o que é pertinente levar adiante.

Clésio Salvaro retorna de Florianópolis, onde desembarcou perto do meio dia desta quinta-feira, após cumprir agenda em Brasília. Por meio de seu assessor, ele marcou uma coletiva de imprensa na prefeitura, para o fim da tarde desta quinta.