O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, assinou nesta sexta-feira o repasse de R$ 36 milhões liberados pela Caixa Econômica Federal para novos investimentos na mobilidade urbana. A contrapartida da administração municipal é R$ 4,5 milhões. Os recursos serão aplicados em obras complementares do anel viário que está sendo construído na Capital, com 17 quilômetros de faixas exclusivas ou preferenciais para ônibus. O valor vem do Orçamento Geral da União, após aprovação de projetos no Ministério das Cidades, e é parte dos R$ 211 milhões garantidos pelo governo federal para serem destinados exclusivamente à mobilidade.

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Com a oficialização do repasse nesta sexta, a próxima fase envolve os projetos de engenharia de cada trecho e a abertura de licitação para executar os serviços. A expectativa é de que essas obras complementares comecem no primeiro semestre de 2016, com prazo contratual de três anos para terminarem. Porém, a prefeitura espera concluí-las em no máximo dois anos, já que elas são pontuais e menos complexas do que as do anel viário em si. A liberação do dinheiro na prática ocorre por etapas, conforme o andamento dos trabalhos, que são acompanhados pelo ministério e pela Caixa.

– Como são várias obras importantes, que afetam diversas regiões da cidade, estamos planejando junto às secretarias de Transportes e de Segurança uma maneira de interferir o mínimo possível no trânsito – explicou o secretário de Obras de Florianópolis, Rafael Hahne.

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Conforme mapeamento da prefeitura, os trabalhos devem iniciar primeiro próximo ao Hospital Universitário, no entorno da Rua Antônio Carlos Ferreira, no bairro Agronômica, na Avenida Mauro Ramos e nas proximidades do Terminal de Integração do Centro (Ticen).

As intervenções na malha viária da Capital têm como base um diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), que apontou que 48% dos deslocamentos na região metropolitana são com carros ou motos, contra 24% de transporte público.

– A única saída que nós temos é valorizar o transporte coletivo. Só fazer elevado e aterrar o mar, nos levou até aqui, que não é uma situação boa – disse o prefeito Cesar Souza Junior.

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Etapa principal do anel viário está em aprovação na Caixa

Principal etapa do anel viário, a implantação de corredor exclusivo ou preferencial de transporte público está em fase final de aprovação na Caixa. Enquanto isso, as três primeiras obras do projeto global continuam avançando, com cerca de R$ 11 milhões aplicados na pavimentação da Rua Padre Rohr e em trechos da marginal da Beira-Mar Norte e Rua Pastor Willian Schisler Filho.

O anel viário fará o contorno da região central, passando pelo Ticen, Beira-Mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha. Entre as melhorias que serão executadas, além da implantação das faixas para o transporte coletivo, o projeto prevê melhora nas calçadas, sistema de controle de semáforo integrado (ITS), sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros.

Além de desafogar o tráfego na região central, a ideia é que o sistema se integre a outras regiões da Capital. A intenção é criar corredores para ônibus também no Continente, Sul, Leste e Norte da Ilha e também na Via Expressa.

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