A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, concedeu registro a 40 profissionais estrangeiros, a maioria cubanos, intercambistas do Programa Mais Médicos, para trabalhar em Santa Catarina. O Estado tem o segundo maior contingente nomeado nesta etapa, atrás apenas da Bahia, com 50 profissionais.
Continua depois da publicidade
Os profissionais vão atuar em 34 municípios – a maior parte no Oeste, no Planalto Norte e no Sul do Estado – e no Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, que compreende o território do Oeste e do Meio-Oeste, onde estão localizadas reservas indígenas. As informações e os médicos nomeados estão na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.
As cidades que receberão o maior número de profissionais são Balneário Rincão e Içara, no Sul do Estado, Ituporanga, no Vale do Itajaí, e Porto União, no Planalto Norte. Cada uma receberá dois médicos.
Os profissionais vão substituir outros especialistas que já cumpriram o contrato de três anos em missão. Atualmente, 259 profissionais estrangeiros integram o programa federal em 138 cidades do Estado.
Continua depois da publicidade
O Ministério da Saúde também está com inscrições abertas para receber outros 50 profissionais brasileiros até fim deste mês, quando todos devem começar a trabalhar nas unidades básicas de saúde.
Leia também:
Mais 40 médicos cubanos vão atuar em SC a partir da próxima semana