Ao menos três cidades – Bom Jardim da Serra, Bela Vista do Toldo, e Canoinhas – podem ter sido atingidas por tornados nesta quinta-feira. Segundo o Blog do Puchalski, ainda é necessário analisar fotos e vídeos para ter certeza se o fenômeno ocorreu.

Continua depois da publicidade

O meteorologista Leandro Puchalski explica que não se pode afirmar a existência de um tornado baseado somente na velocidade dos ventos.

– O tornado atinge uma área pequena e alguns detalhes confirmam a existência deles. Telhas ficam retorcidas como toalhas molhadas, árvores são quebradas pelo meio, mas o tronco se mantém de pé e os destroços não caem exclusivamente para um lado – explica Puchalski.

Ele explica que imagens de satélite não são ideais para se confirmar a existência de tornados, dado a pequena extensão destes. Por isso é importante analisar fotos, vídeos e relatos sobre a tempestade.

Continua depois da publicidade

– Durante o dia, quando as pessoas estão na rua e ainda tem claridade, é mais comum que algumas pessoas tenham visto nuvens em forma de tornado – diz o meteorologista.

Há duas semanas, tornado atingiu São Joaquim

Quando duas massas de ar, uma quente e outra fria, se encontram, nuvens que podem dar origens a tornados se formam, explica Puchalski.

Foi o que aconteceu em São Joaquim – Serra Catarinense -, no dia 21 de novembro, quando foi filmada a passagem de um tornado em uma vinícola do município. Na ocasião, cerca de 15 araucárias foram arrancadas do solo, cabos de alta tensão se romperam na SC-114 e três barracões de empresas de maçã foram danificados na cidade vizinha de bom Jardim da Serra.

Continua depois da publicidade

Apesar dos fenômenos ocorrerem na primavera, Puchalski diz que ainda não é possível afirmar que exista um período propício a formação de tornados em Santa Catarina.