Um vídeo divulgado no último sábado na internet mostra o exato momento em que um tornado atingiu São Joaquim, na Serra Catarinense. O fenômeno aconteceu no dia 11 deste mês e foi confirmado por especialistas. As imagens foram gravadas pelo designer gráfico Ricardo Simone, de 34 anos, morador de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Era por volta de 19h daquele dia quando ele estava na Vinícola Monte Agudo, ao lado da Villa Francioni, quando viu a forte tempestade se formar em um vale nas proximidades. Como já havia filmado um pôr do sol no mesmo lugar, Ricardo quis registrar o contraste dos dois eventos para colocar em um vídeo que está produzindo para o site da vinícola.

Até que a tempestade ganhou muita força e se aproximou rapidamente do receptivo da vinícola, e Ricardo precisou ser alertado pela namorada, a empresária Patrícia Ferraz, de 35 anos, que estava no interior da casa.

– Ele nem sabia o que estava gravando, e quando eu vi a nuvem, abri a porta e o chamei. Já morei nos Estados Unidos, e lá é comum acontecer tornados. Por isso eu sabia que tinha de correr para dentro do banheiro. Teve um momento em que eu achei que ia voar tudo -, conta Patrícia.

Ao ser chamado pela namorada, Ricardo correu para o receptivo e se escondeu debaixo de uma mesa. Ele viu os móveis sendo arrastados pelo vento e ficou assustado, e só após o tornado, que durou cerca de três minutos, é que Ricardo percebeu os estragos na estrutura, como destelhamento da cobertura e vidros quebrados, e o risco a que estava exposto.

Continua depois da publicidade

– A câmera voou, e quando vi o vídeo percebi o que era. Cheguei a ver os funis descendo do céu e tocando o solo, mas achava que era só uma tempestade. Se eu soubesse que era um tornado vindo exatamente em nossa direção teria embarcado no carro e saído de lá imediatamente.

O tornado provocou estragos no receptivo da vinícola, e os prejuízos são calculados. Perto dali, um galpão de tijolo desabou e aproximadamente 15 araucárias foram arrancadas do solo com raiz. Já na área industrial, em direção a Bom Jardim da Serra, três barracões de empresas de maçã foram danificados. Na mesma região, fios de alta tensão caíram sobre a SC-114, mas a rodovia foi liberada ainda durante a noite. Ninguém ficou ferido ou desabrigado.

>>> Veja o vídeo do tornado