Moradores da rua Argentina, localizada numa região de morros no bairro Floresta, em Joinville, estão reclamando dos valores altos das faturas de água relativas aos meses de dezembro e janeiro. Assim como ocorreu em Araquari, os moradores afirmam que ficaram sem água e, mesmo assim, pagaram valores exorbitantes.
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De acordo com o morador Alexandre Dias, de 52 anos, a falta de água não é novidade, pois este é um problema de longa data da comunidade. Porém, ele a vizinha Vanessa Oliveira, de 30 anos, disseram estar pagando uma fatura que está além do verdadeiro consumo. Alexandre, que costuma pagar em torno de R$ 120, pagou R$ 338 no último mês.
Já Vanessa, que consome menos, teve uma surpresa ainda maior. Pagou R$ 395, quando normalmente paga entre R$ 50 e R$ 70. Os dois contam com o apoio de uma caixa d?água de 500 litros que armazena o líquido durante a noite para ser consumido durante o dia.
Alexandre e Vanessa parcelaram as contas e pagaram as faturas de água. Mas estão com receio de ter que parcelar novamente, caso a conta permaneça alta. Eles afirmam que o consumo de água permanece o mesmo que nos outros meses.
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Hidrômetro
Os moradores afirmam que, quando falta água, o hidrômetro continua funcionando e, por consequência, acaba registrando um consumo que não existe. Porém, a Companhia Águas de Joinville garante que isso é mito, pois o equipamento não faz registro de ar.
A única possibilidade de erro, segundo a companhia, é quando o hidrante está com defeito. Se o técnico confirmar o problema, o morador tem o direito de pedir ressarcimento do valor pago indevidamente.
O que diz a Águas de Joinville
Com relação à falta de água, a Companhia Águas de Joinville garante que o problema será resolvido em março quando a nova adutora do Piraí entrará em funcionamento. Os moradores devem sentir a melhora no abastecimento gradativamente ao
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longo do mês.
Sobre a fatura de Alexandre, a companhia destacou que o valor está de acordo com o consumo, pois foi detectado no sistema que Alexandre consumiu 40 metros cúbicos em relação a última fatura. Segundo a Águas, o consumo do morador é relativamente alto e também registrou acréscimo no mesmo período do ano passado.
No caso da Vanessa, a companhia observou que a diferença foi grande comparando com os outros meses. Por isso, há suspeita de vazamento no sistema da casa dela ou problema no hidrômetro. Um técnico da companhia deve ir até a casa de Vanessa para checar se o hidrômetro está funcionando corretamente.