O prefeito Napoleão Bernardes sancionou na última sexta-feira o projeto de lei que garante meia-entrada em eventos culturais aos professores dos ensinos básicos e superior em Blumenau. A proposta de autoria do vereador Vanderlei de Oliveira deve beneficiar até 5 mil profissionais. Após o texto ser sancionado, para valer como lei municipal, precisa ser publicado, o que deve acontecer nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

A proposta, que divide opiniões em Blumenau, garante o benefício para os profissionais em sessões de cinema, teatros, shows e outros eventos culturais ou de entretenimento, exibidos em arenas ou casas de espetáculos. Na avaliação da secretária de Educação, Helenice Glorinha Luchetta, a proposta é positiva em dois sentidos: além de possibilitar maior acesso dos professores a eventos culturais, também contribuirá para o aumento do público nas realizações.

Entenda o caso

::: Projeto que propõe meia-entrada para professores divide opiniões em Blumenau

::: Projeto de meia-entrada para professores aguarda avaliação do prefeito

Continua depois da publicidade

– Qualquer ação cultural e artística acaba interferindo no profissional, amplia o seu repertório cultural, o que é passado para nossas crianças. Considero isso uma grande parceria onde a cidade sai ganhando – avaliou a gestora que acompanhou o processo de aprovação do texto.

A lei tem impacto direto sobre os produtores independentes que precisam bancar as despesas integrais dos shows. Estudantes, menores de 18 anos e maiores de 60, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, jovens de até 18 anos pertencentes a famílias de baixa renda e professores de educação básica (conforme lei estadual) também possuem o benefício.