Fechada para reforma por quase um mês, a maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) foi reaberta na semana passada. Troca de forro, pintura e reparos elétricos foram feitos com orçamento de R$ 150 mil do próprio hospital. A promessa de reativar o Centro Obstétrico às vésperas do Natal foi cumprida, conforme o diretor Carlos Alberto Justo da Silva.
Continua depois da publicidade
– Reabrimos dois dias antes do Natal, no dia 22. Correu tudo bem e o atendimento está normalizado – garante o professor Paraná, como é conhecido pela comunidade universitária.
Durante o período, gestantes em trabalho de parto tiveram que se dirigir à Maternidade Carmela Dutra, no Centro de Florianópolis, ou ao Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José. Exames e consultas pré-natal, além da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, não foram prejudicados com a reforma.
O HU/UFSC realiza em média seis partos por dia. São aproximadamente 180 procedimentos a cada mês.
Continua depois da publicidade
Centro de hemodiálise é o próximo
O serviço de hemodiálise do HU/UFSC também deverá passar por reformas. As obras começam em fevereiro e também têm como objetivo principal a troca do forro. Os recursos necessários estão orçados em R$ 400 mil.
A demanda será encaminhada, principalmente, ao Hospital Regional de São José.
– Iríamos começar em janeiro, mas preferimos adiar por conta do movimento da temporada de verão – explica o diretor do hospital.