A maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) está em obras desde a última sexta-feira e deve permanecer assim até às vésperas do Natal. Devido aos reparos que estão sendo realizados com recursos próprios orçados em R$ 150 mil, gestantes em trabalho de parto devem dirigir-se à Maternidade Carmela Dutra, no Centro de Florianópolis, ou ao Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José. Exames e consultas pré-natal, além da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, seguem com atendimento normal.
Continua depois da publicidade
– Devido a uma nova determinação da Vigilância Sanitária, precisamos trocar o forro do Centro Obstétrico do HU, que não pode mais ser em placas, tem que ser contínuo. Então aproveitamos as obras para dar uma geral na pintura, energia elétrica e revitalizar como um todo. A expectativa é que até o Natal possamos reabrir – explica o diretor do HU/UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, o professor Paraná.
O HU/UFSC realiza em média seis partos por dia. São aproximadamente 180 procedimentos a cada mês. O diretor do Hospital Regional, Pedro Araújo, conta que já sentiu o aumento da demanda proveniente do HU.
– Percebemos um aumento de 40 a 50%, principalmente no último fim de semana, e estamos tendo que adequar o volume. Depois do parto ou cesárea, as pacientes estão sendo encaminhadas de ambulância para os leitos do HU.
Continua depois da publicidade
Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis
Eletivas podem ser canceladas na Carmela
O processo também está sendo adotado pela Maternidade Carmela Dutra, onde os procedimentos obstétricos aumentaram cerca de 80%, conforme o diretor Ricardo Maia. Dada a complexidade, as cirurgias eletivas (previamente agendadas) podem ser canceladas durante o período de recebimento das pacientes do HU/UFSC.
– Aumentou bastante principalmente pela proximidade e porque a Carmela tem uma capacidade instalada limitada por si só. Estamos com a maternidade lotada e com a UTI neonatal lotadíssima. Pode ser que tenhamos que cancelar as cirurgias eletivas na semana que vem ou ainda nessa semana. Avisaremos previamente as pacientes, que vêm de todo o Estado.
A maternidade Carmela Dutra já contabiliza de 18 a 20 partos por dia. Na semana passada, antes da reforma no HU, eram 10.
Continua depois da publicidade
Centro Dialítico será o próximo
O serviço de hemodiálise do HU/UFSC também deverá passar por reformas. As obras devem começar no início de 2016 e também têm como objetivo principal a troca do forro. Os recursos necessários estão orçados em R$ 400 mil.
A demanda será encaminhada, principalmente, ao Hospital Regional de São José.