Um acidente na tarde da terça-feira na marginal da BR-101, em São José, provocou queda de energia elétrica e muita lentidão no trânsito de toda a Grande Florianópolis. Segundo a PRF, um jovem de 23 anos conduzia um Corsa, quando na altura do km 205 resolveu manusear seu aparelho celular, distraiu-se, colidiu e derrubou dois postes. O motorista sofreu apenas ferimentos leves.
Continua depois da publicidade
Isso aconteceu no início da tarde (14h), mas a movimentação no local para limpeza da pista gerou um engarrafamento que perdurou até por volta das 19h30min. Foram quase 20 quilômetros de filas no sentido norte e mais de cinco no sentido sul. Ao assumir a imprudência de manusear seu celular e provocar todo aquele transtorno, o jovem tem a seu favor um único argumento: Seu exemplo não deve ser seguido por ninguém.
Se houvesse uma forma de quantificar todo o prejuízo causado por um simples clique num Facebook, um post no Twitter ou a leitura do e-mail de um fornecedor ou cliente, certamente a atitude não seria tomada, mas para não precisar avaliar um desastre apenas depois de sua ocorrência, o melhor é preveni-lo. Imensa e cara irresponsabilidade, pois acredito que pelo menos o custo dos postes, a Celesc não deverá deixar de cobrar do “motorista internauta”.
Leia a coluna do Mário Motta no site da Hora de Santa Catarina
Continua depois da publicidade