Assim como na edição 2013, a Marejada: aventura pelos mares do mundo deste ano terá foco na gastronomia. A prefeitura de Itajaí está estudando, inclusive, uma parceria com a cidade de Le Avre, na França, ponto de partida da regata Jacques Vabre, para quem sabe trazer chefs franceses para o evento, que será em novembro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
>> Confira a programação completa da Marejada 2014 <<
>> Estrutura da Marejada começa a ser montada em Itajaí <<
>> Dazaranha faz show na Marejada 2014 <<
>> Expresso Rural é atração durante a Marejada 2014 <<
De acordo com o secretário de Turismo de Itajaí, Agnaldo dos Santos, a ideia é que durante os cinco dias de festa, o festival gastronômico de qualidade seja o principal atrativo. A secretaria quer aproveitar o salão náutico Le Salon, que também fará parte da Marejada 2014, para usar a França como gancho.
Mas ainda há, claro, espaço para gastronomias típicas de outros países no evento. Assim como também está garantida a presença da tradicional culinária de Itajaí com sua herança açoriana, conforme o secretário.
Realizada entre 05 e 10 de novembro, a Marejada 2014 deve permanecer oficialmente no penúltimo mês do ano, segundo Santos. O evento, que fazia parte do calendário catarinense de festas de outubro, estreou no mês de novembro em 2013.
Continua depois da publicidade
– Os hotéis estão com uma ocupação menor nesta época e a festa acaba funcionando como uma abertura para o verão – explica.
O evento será no Centreventos de Itajaí e nesses cinco dias há a possibilidade de que dois shows nacionais façam parte da programação. As atrações estão sendo estudadas e, conforme o secretário, haverá uma pesquisa com o público antes da escolha.
Referência náutica
No ano passado a festa ocorreu junto com a regata Jacques Vabre. Para justificar a referência ao mar que agora faz parte do nome do evento, a próxima edição contará pela primeira vez com um salão náutico internacional.
Continua depois da publicidade
O Le Salon, de origem francesa, é um evento organizado pelo Associação Grand Pavois. A entidade é uma das principais referências mundiais do setor e que já organizou regatas a vela no Brasil.
O Grand Pavois é uma das cinco maiores feiras náuticas internacionais e flutuantes do mundo, sendo a maior da Europa. Durante a Marejada, o salão ocorrerá na parte interna do Centreventos e as demais atrações na externa.
Como a Marejada passa a fazer parte do calendário de novembro, não há possibilidade, segundo o secretário, de que durante a passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí (em abril de 2015) haja nova ediçãoda festa. Outro evento deve ser pensado para abraçar a regata, conforme Agnaldo dos Santos.
Continua depois da publicidade