O sociólogo Manuell Castells está em Florianópolis nesta quinta-feira, 14, para ministrar uma aula magna em comemoração ao aniversário de 50 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Docente em instituições como a Universidade Aberta da Catalunha, em Barcelona; a Universidade de Berkeley, na Califórnia, e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o pensador espanhol é um dos mais influentes do mundo, com obras de referência na discussão das transformações sociais provocadas pelas novas tecnologias no fim do século 20 e no início do século 21.

Continua depois da publicidade

A partir das 14h30min desta quinta-feira, Castells concederá uma entrevista na sede do Grupo RBS, que será transmitida ao vivo por meio do Periscope. O link para acompanhar a transmissão será disponibilizado no twitter @aovivodc quando começar a entrevista.

Manuel Castells é o convidado da aula magna que marca os 50 anos da Udesc

A aula magna, que será realizada às 20h no Teatro Governador Pedro Ivo, abordará o tema “Vigilância, Contravigilância e Privacidade em um Ambiente Digital”. As inscrições já estão encerradas. O evento contará com a cobertura no twitter das coberturas ao vivo do Diário Catarinense.

Referência mundial na área da Comunicação

Continua depois da publicidade

Manuel Castells é autor de um dos maiores clássicos das Ciências Sociais e da Comunicação, “A sociedade em rede”, que analisa a dinâmica social e econômica na Era da Informação e busca compreender as transformações que as novas tecnologias estão produzindo nas vidas das pessoas.

O sociólogo tem mais de 25 livros publicados, entre os quais “A galáxia da internet” e a trilogia “A era da informação”. Seu mais recente livro, “Redes de indignação e esperança”, relaciona as novas formas de comunicação da sociedade em rede, apontando caminhos para que a autonomia comunicacional das telas se expanda à realidade social como um todo.

Atualmente, leciona na Universidade Aberta da Catalunha, na Espanha, onde dirige o Instituto Interdisciplinar sobre Internet, além de ser professor emérito na Universidade de Berkeley e professor ilustre no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ambos nos Estados Unidos.