Os usuários dos cartões sociais no transporte público de Florianópolis poderão continuar usando o benefício. Mas a garantia é só até o dia 13 de dezembro. Em reunião na tarde desta segunda-feira, a Secretaria da Fazenda da Capital acertou com a diretoria do Consórcio Fênix a manutenção da gratuidade, que atende cerca de 17 mil passageiros.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, as empresas informaram que iriam suspender o serviço em função de atrasos nos repasses da Prefeitura. A dívida chega a R$ 10 milhões, segundo o consórcio. São passageiros que usam o cartão social, cartão estudante social, portadores de deficiência física e agentes de combate ao mosquito da dengue.

De acordo com o secretário da Fazenda, André Bazzo, hoje foi paga a primeira etapa do compromisso firmado com as empresas, o que garantiu a gratuidade momentaneamente. No dia 9, está programada a segunda parcela. Com o pagamento dela, o serviço fica mantido até o dia 31 de dezembro. No entanto, ele alerta que o problema deve continuar em 2017.

— Para o próximo ano, o novo governo vai ter que entrar em negociação. Eu já coloquei para a equipe de transição que a tarifa social tem que ser revisada. Devido aos nossos demais compromissos com folha de pagamento, creches, Comcap, entidades de assistência social e esportivas, a receita do Município não consegue manter esse volume de gratuidade, que beira os R$ 40 milhões anuais — explica André Bazzo.

Continua depois da publicidade

Outra sugestão do secretário seria rediscutir os parâmetros do convênio firmado com as empresas de ônibus. Em nota, o Consórcio Fênix informou que estão mantidos os benefícios, mas que novos cadastros ou renovação de isenções não serão realizados. Confira abaixo:

O Consórcio Fênix comunica que, diante da iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis em pagar uma parcela da dívida com as empresas que operam o sistema até o fim da tarde de hoje (5) – e a previsão de novo pagamento até a próxima sexta-feira (9) – fica interrompida a suspensão da utilização dos cartões de gratuidade (cartão social, cartão estudante social, cartão dos agentes de combate ao mosquito Aedes aegypti e cartão de portadores de deficiência física) até próxima terça-feira (13). Novos cadastros ou renovação de isenções não serão realizados.