O Consórcio Fênix informou nesta sexta-feira (02) que, devido ao atraso nos repasses da Prefeitura de Florianópolis, vai suspender por tempo indeterminado a utilização dos cartões de gratuidade. A partir da próxima terça-feira (06), devem ficar sem o benefício nos terminais de ônibus usuários do cartão social, cartão estudante social, cartão de portadores de deficiência física e cartão dos agentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, nos terminais e ônibus.

Continua depois da publicidade

Conforme as empresas, a medida é consequência de uma dívida superior a R$ 10 milhões do Município, que se acumula por quase quatro meses consecutivos, sem quaisquer expectativas concretas de regularização por parte da atual administração municipal.

“É essencial lembrar que a política de gratuidade é uma decisão da Prefeitura, que tem como contrapartida obrigatória honrar a cobertura das despesas que cada usuário representa para o sistema”, disse o Consórcio Fênix em nota.

As empresas dizem que desde novembro de 2014, quando começou a vigorar o contrato entre o Consórcio Fênix e a Prefeitura, por meio de licitação, “nunca conseguimos receber nossos créditos conforme reza o contrato”.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Mobilidade informou que, por não se tratar de uma questão operacional, deve ser respondida pela Fazenda. O titular da pasta, André Bazzo, disse apenas que a situação será resolvida na próxima semana.