Em encontro com empresários em São Paulo na manhã desta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 2,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2012.
Continua depois da publicidade
A previsão foi apresentada um dia antes de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar os resultados das contas nacionais. Na semana passada, a presidente Dilma antecipou que o PIB referente a 2012 foi revisado e o Brasil cresceu 1,5% e não 0,9%, como se acreditava.
Conforme informações divulgadas pelo Valor Econômico, o ministro afirmou que a indústria vai crescer neste ano, mas serão os investimentos o principal motor da economia.
Mantega lembrou que em 2012 os investimentos encolheram, mas neste ano, segundo ele, o resultado será positivo.
– Só a agricultura crescerá mais que o investimento – afirmou, prevendo expansão entre 6% e 7% para o setor.
Continua depois da publicidade
Na avaliação do ministro, o varejo, que começou 2013 em ritmo fraco, devido à inflação pressionada e à falta de crédito no mercado, mas acrescentou que o crédito ao consumo está aumentando, com os comerciantes substituindo os bancos nos financiamentos.
O principal indutor do crescimento econômico na próxima década, no entanto, deverá ser os investimento, principalmente os destinados à infraestrutura, pontuou o ministro.
– É preciso investir mais também em construção civil e em setores estratégicos da indústria e da agricultura – afirmou, acrescentando que o Brasil está atrasado no que se refere à produtividade e inovação.
Segundo o ministro, o país tem condições para crescer em torno de 4% ao ano nos próximos 10 anos.