Organizado pelas redes sociais como Facebook e Instagram, além do apoio de blogs sobre maternidade, o mamaço em Florianópolis realizado neste sábado, no Parque de Coqueiros, reuniu cerca de 60 mães e seus bebês, além de gestantes. O evento marca o início da Semana de Aleitamento Materno na Capital.

Continua depois da publicidade

Poucas empresas em SC oferecem espaço para amamentação

Confira mais notícias sobre saúde

Continua depois da publicidade

O encontro de mães contou também como um oficina sobre como usar o sling, que ensinou o modo correto de amarrá-lo sem causar desconforto ao bebê.

Segundo Débora Lucena, organizadora do evento e autora do blog Mamis e Babys, o saldo foi positivo e serviu para demonstrar a importância da proximidade das mães juntos aos seus filhos e filhas após o nascimento.

– O evento integra a ideia do Agosto Dourado, que é um mês de de orientação para mulheres sobre a importância da amamentação – disse.

Continua depois da publicidade

O evento teve apoio da Prefeitura de Florianópolis. De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança em Florianópolis, Márcia Del Castanhel, o mamaço pode ampliar o ponto de vista sobre a importância da mulher passar mais tempo com o filho após o nascimento.

Benefícios para a saúde:

O que dizem as últimas pesquisas

Artigo publicado em março deste ano na revista médica britânica “The Lancet” afirma que o bebê que mama no peito por mais tempo terá maiores níveis de inteligência, escolaridade e renda financeira quando adulto. A pesquisa acompanhou por 30 anos um grupo de quase 3,5 mil bebês nascidos em 1982 no município de Pelotas (RS).Uma criança amamentada por 12 meses, por exemplo, obteve aos 30 anos, quatro pontos a mais no teste de QI e aumento de R$ 341 na renda se comparado a outro bebê que mamou por menos de um mês.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

Continua depois da publicidade

Benefícios já conhecidos

Leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos.

Evita diarreia

Evita infecção respiratória

Diminui o risco de alergias

Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes a longo prazo

Reduz a chance de obesidade

Para as mães:

Reduz o peso mais rapidamente após o parto

Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto

Reduz o risco de diabetes e de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário

Fonte: Ministério da Saúde