A Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental de Controle e Combate à Dengue, confirmou mais três focos do mosquito da dengue em armadilhas instaladas nos bairros Itaum, Glória e Zona Industrial. Com isso, chega a nove o número de larvas do Aedes aegypti registradas até o dia 22 de janeiro de 2013.
Continua depois da publicidade
No mesmo período do ano passado, foram constatados sete focos. Dos nove focos do mosquito da dengue identificados, quatro foram no bairro Floresta. Em virtude disso, a Secretaria de Saúde, em parceira com a comunidade, fará um mutirão de limpeza na região no dia dois de fevereiro.
Cerca de 1.680 armadilhas, com distância de 300 metros cada uma, foram instaladas em Joinville. Todas são vistoriadas pelos agentes de combate à dengue pelo menos uma vez por semana.
– Quando um foco do Aedes aegypti é encontrado, todos os imóveis da região precisam ser vistoriados, mas muitas casas estão fechadas e há resistência de moradores que não deixam os agentes fazerem a vistoria. Isso prejudica o nosso trabalho e a gente precisa da colaboração da população – explicou a gerente das Unidades de Vigilância em Saúde, Jeane Regina Vanzuiten Vieira.
Continua depois da publicidade
Para evitar a proliferação dos focos dos mosquitos da dengue, a regra básica é não deixar água, principalmente limpa, parada em vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados etc. Além disso, o ideal é manter recipientes como caixas d?água, barris, tambores tanques e cisternas fechados.